Na briga pelo G-4: Flamengo e Grêmio vencem

0

Três jogos iniciados às 19h30 (de Brasília) abriram a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (29). Duas destas partidas foram confrontos diretos pelo G-4 da competição. Das quatro equipes envolvidas nesta situação, Flamengo e Grêmio levaram a melhor. O Rubro-Negro bateu o Internacional por 1 a 0 e o Imortal superou o Santos por 3 a 2. No outro duelo do horário, o Vitória derrotou o Sport por 3 a 2.

No Kleber Andrade, em Cariacica (ES), o Flamengo aproveitou o apoio da torcida, que lotou o estádio, para abrir o placar aos 18 minutos. Após bate e rebate na área, Guerrero dividiu no alto e a bola sobrou para Ederson empurrar para o fundo da rede. Na etapa final, o Internacional chegou bem ao ataque apenas aos 15, com Vitinho, mas o Rubro-Negro continuou criando mais chances e, mesmo sem balançar a rede novamente, conseguiu administrar o resultado e garantiu o triunfo. Com a vitória, o clube carioca chegou a 20 e pontos e voltou ao G-4, subindo para a quarta colocação. O Fla, porém, pode ser ultrapassado até o fechamento da rodada. O Colorado tem a mesma pontuação e segue no 3º lugar, também podendo perder posições.

No outro confronto direto pelo G-4 da noite, Grêmio e Santos fizeram um verdadeiro jogaço na Arena dos gaúchos. O Imortal abriu o placar logo aos dois minutos, com Giuliano aproveitando o rebote após chute de Everton. Já no fim da primeira etapa, aos 44, a equipe ampliou a vantagem em jogada bem parecida com a do primeiro gol. Everton fez boa jogada pela esquerda e bateu cruzado. Vanderlei deu rebote novamente e, desta vez, Douglas foi quem apareceu para balançar a rede. No segundo tempo, o Peixe diminuiu aos 19. Lucas Lima cobrou escanteio da esquerda, Gustavo Henrique desviou e Copete, estreante da noite, mandou para o gol vazio. Já aos 37 minutos, os paulistas chegaram ao empate com um golaço. Após disputa no meio, a bola sobrou para Zeca, que dominou e bateu no canto direito, com muita força, tirando qualquer chance de defesa do goleiro adversário. Quando o duelo já se encaminhava para a igualdade, aos 43, o lateral Marcelo Hermes roubou a bola no meio de campo, tabelou com Giuliano e tocou na saída de Vanderlei para garantir a vitória do Tricolor de Porto Alegre, que chegou a 21 pontos e assumiu momentaneamente o segundo lugar. O Alvinegro praiano, com 19, caiu para a 5ª colocação.

No Barradão, Vitória e Sport também fizeram uma partida bastante agitada e com cinco gols. Neste duelo de Rubro-negros, melhor para o clube baiano, que venceu por 3 a 2. Apesar da derrota, foi o Leão da Ilha do Retiro quem saiu na frente. Aos 17 minutos, o zagueiro Matheus Ferraz recebeu lançamento, dominou no peito e acertou um lindo chute: golaço. O empate dos donos da casa veio aos 44. Vander aproveitou ótimo passe do lateral Diego Renan e balançou a rede. A virada do Vitória saiu com Euller, já no segundo tempo, aos 16. Willian Farias fez belo lançamento, o lateral matou no peito e anotou outro belo gol na partida. O terceiro veio dois minutos depois. O atacante Nickson subiu mais que todo mundo na área e aplicou uma bela cabeçada para tirar do goleiro Agenor. Mais para o fim, aos 32, Matheus Ferraz fez mais um para o Sport, aparecendo bem na área e girando para cima dos marcadores, mas já não houve mais forças para evitar a derrota. Com o resultado, os baianos somaram 16 pontos e chegaram ao 11º lugar. Os pernambucanos seguem na 16ª colocação, com 12, podendo retornar ao Z-4 até o fechamento da rodada.