Os profissionais do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) realizaram 9.207 atendimentos durante os cinco primeiros meses do ano. Com assistência voltada à pessoas acima de 60 anos de idade, a unidade especializada oferta consultas em diversas áreas e conta, atualmente, com 14.500 cadastros ativos. Grupos e trabalhos direcionados também são executados em prol do bem-estar dos representantes da terceira idade.
Sueli Maçaneiro, coordenadora do NAI, comenta que mensalmente é feito um balanço referente à quantidade de consultas e atendimentos. “Entre o início de janeiro e o fim de maio, atendemos mais de nove mil pessoas. Esse levantamento serve como controle, a fim de zerar as filas de espera”, reforça. Atualmente, a equipe do núcleo formada por especialistas das áreas da Geriatria, Cardiologia, Urologia, Dermatologia, Reumatologia, Odontologia, Otorrinolaringologia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Fonoaudiologia e Nutrição.
A unidade também possui grupos voltados a atividades físicas e motoras, da memória e equilíbrio. “É preciso salientar a importância no acolhimento do munícipe e o envolvimento dele nos grupos e atividades”, reforça a coordenadora. Por adotar essa ideologia, o NAI, no meio deste mês, passou a inserir os idosos no projeto “Plantas que Curam”, da Secretaria do Meio Ambiente (Semam). A iniciativa, direcionada àqueles com diagnóstico para depressão leve ou moderada, busca refletir na diminuição dos sintomas das patologias. Além disso, desde o fim de 2015, profissionais de Odontologia melhoram a qualidade da saúde bucal de pacientes no “Lar Sorridente”, executado no Lar dos Idosos Quinta Avenida.
O núcleo está localizado na Rua Angelina, s/nº no Bairro dos Municípios. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h. Para agendar consultas, basta ligar no (47) 3263-1278. Novos pacientes são encaminhados por médicos clínico-gerais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área em que residem.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento