Navio que esteve no Porto de Itajaí na semana passada está com 14 tripulantes com Covid-19
O navio Long-In Jatobá, que esteve no Porto de Itajaí entre os dias 08 e 09 de maior, está com 14 tripulantes com o novo coronavírus. Neste momento, o navio de bandeira brasileira está parado no Porto de Santos. Ao todo, são 21 tripulantes na embarcação.
A operação em Santa Catarina foi autorizada pela Anvisa e ocorreu normalmente. Os casos da Covid-19 só foram diagnosticados após o navio chegar a São Paulo.
Trabalhadores portuários que estiveram a bordo foram informados da situação e estão sob acompanhamento do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), que regula as escalas e a atuação dos portuários em Itajaí.
A APM Terminals cobrou das autoridades sanitárias e aos agentes dos navios para que aumentem as ações de controle. No dia 6 de maio, a Portonave, em Navegantes, informou que colocou sob monitoramento 25 trabalhdores que estiveram a bordo do navio Barbara.
A APM Terminals informou que, desde a chegada da pandemia ao Brasil, o desembarque dos tripulantes não é autorizado no porto. Além disso, o terminal informou ter adotado medidas como a higienização de equipamentos com máquina de ozônio, aferição de temperatura corporal de todas as pessoas que acessam o porto, uso de máscaras de proteção e distanciamento social.
FONTE: Dagmara Spautz