Até o momento, cerca de vinte fazendas da região de La Cumplida contribuem com frutos de café e todas são paraísos agroflorestais. O projeto proporcionou trabalho sazonal contínuo para muitos trabalhadores, criando centenas de empregos para as pessoas da região gerenciarem a colheita, a fermentação e a secagem das cerejas de café, bem como a construção do armazém de processamento. A Nespresso também está apoiando as fazendas locais com o plantio de até 100 mil árvores nativas, ajudando a proteger a natureza e a sustentar a produção de café de alta qualidade sustentável nesta região.
“O segredo de Master Origins Nicaragua La Cumplida Refinada está no processo de fermentação, aprimorado por verdadeiros mestres no cultivo dos grãos. Por meio de muita pesquisa e diversos testes, os produtores entenderam que a aplicação de leveduras selecionadas diretamente nos frutos do café, após a colheita manual, associada a uma fermentação de 72 horas, resulta em um perfil supreendentemente doce e com uma explosão de notas de frutas cristalizadas, cereja e romã”, afirma Daniela Santos, Coffee Amabassador da Nespresso no Brasil.
Para chegar a uma receita de café ideal, especialistas da Nespresso desafiaram os produtores locais, que fizeram mais de centenas de testes, a fim de explorar e aperfeiçoar o processo de fermentação em uma metodologia similar ao realizado no universo dos vinhos. A variedade composta por Arábicas de La Cumplida é realçada por todo o processo de fermentação e finalizada com uma torra clara.
Master Origins Nicaragua La Cumplida Refinada estará disponível a partir de 31 de junho, até 1 de julho, ou enquanto durarem os estoques nos canais oficiais da marca – nas Boutiques, no site, no aplicativo ou pelo telefone 0800 7777 737, por R$3,10/cápsula ou R$31,00 um estojo com dez cafés.
Sustentabilidade: Um compromisso do grão à xícara
Como parte de um dos pilares mais importantes para a marca, 100% das fazendas fornecedoras para a empresa no Brasil fazem parte do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™️, desenvolvido em 2003 em parceria com a Rainforest Alliance e o Imaflora, para fornecer aos produtores, conhecimentos e técnicas que os apoiassem na produção de um café de alta qualidade, utilizando práticas sustentáveis e também contribuindo para sua qualidade de vida.
Atualmente, mais de 110 mil fazendas parceiras em 17 países são auxiliadas por mais de 450 agrônomos, que os ajudam a cultivar o café de forma ambiental, social e economicamente sustentável.
Para fechar a cadeia, todas as cápsulas Nespresso são 100% recicláveis. Atualmente, a companhia possui 200 pontos de coleta espalhados pelo Brasil e tem a meta de atingir 20% de reciclagem efetiva até dezembro de 2021.