Neste sábado em Florianópolis, Cooperativas promovem Dia de Cooperar
Neste sábado (dia 30), no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, as cooperativas da Capital promovem o Dia de Cooperar (Dia C), das 9 às 16 horas, com a oferta de serviços gratuitos à população.
Serviços de saúde, educação, lazer, cultura, cidadania e sustentabilidade fazem parte da programação do Dia de Cooperar – Dia C, neste sábado (30 de junho), no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, com início às 9 horas da manhã e encerramento às 16 horas.
Sob o slogan “Atitudes simples movem o Mundo, #VEMCOOPERAR”, a iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (SESCOOP/SC) e da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) em parceria com 12 cooperativas da Grande Florianópolis.
“O Dia de Cooperar é uma excelente oportunidade para que as cooperativas possam demonstrar a sua essência na prática. É um movimento nacional que transforma as comunidades em que as cooperativas estão inseridas”, observa o presidente do sistema OCESC/SESCOOP-SC Luiz Vicente Suzin.
É um movimento nacional que tem o grande desafio de estimular as cooperativas a desenvolver projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades. Para isto, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.
Na estrutura montada no parque de Coqueiros trabalharão cerca de 200 voluntários para atender público previsto em 5 mil pessoas. Serão oferecidos serviços gratuitos como teste de glicemia, aferição de pressão e vacinação contra a gripe.
O dia inicia com a segunda edição da Caminhada Cooperativa, com a participação de cooperados e colaboradores das cooperativas parceiras do evento.
Estão programadas atividades de interação com o público, incluindo jogos cooperativos, danças circulares, apresentações artísticas, oficinas e orientações variadas, além de distribuição de sementes e mudas. Haverá, ainda, um espaço inteiramente dedicado às crianças, com recreação infantil, pintura facial, entre outros.
As cooperativas participantes são COEPAD, COOEPE, CREDCREA, CREDELESC, CREDIFIESC, TRANSPOCRED, FECOAGRO, SICOOB CENTRAL, UNICRED CENTRAL, UNICRED FLORIANÓPOLIS, UNICRED COOMARCA e UNIMED GRANDE FLORIANÓPOLIS.
SERVIÇOS GRATUITOS:
- – Aferição de pressão arterial,
- – Apresentações artísticas e circenses,
- – Área de recreação infantil com brinquedos, pintura facial, pipoca e algodão doce
- – Aulas de zumba e Yoga.
- – Campanha de coleta de alimentos não perecíveis,
- – Campanha do agasalho,
- – Coleta de pilhas e baterias de celulares para reciclagem,
- – Distribuição de sementes, mudas de árvores nativas e frutíferas, fertilizantes,
- – Diversas brincadeiras, jogos cooperativos e danças circulares,
- – Espaço canino para adoção,
- – Oficinas de cartonagem e cupcake,
- – Orientações sobre educação financeira,
- – Orientações sobre plantio e horta caseira com reciclagem,
- – Paredão de escalada e futbolha,
- – Participação de Dona Maricotinha, do Projeto Cidades Invisíveis e Associação Cultural Marambolê,
- – Teatro cultural,
- – Teste de glicemia e
- – Vacinação contra a gripe.
COOPERATIVISMO EM SC:
- 263 cooperativas catarinenses.
- 2 milhões e 294,7 mil associados (cooperados).
- 32,6 bilhões de reais em faturamento.
- 60,5 mil empregados diretos.
FONTE PARA ENTREVISTA:
Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de SC (OCESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em SC (SESCOOP/SC) Luiz Vicente Suzin.