Com uma história de arrepiar, diretor Adriano Portela lista 5 filmes perfeitos para uma noite assombrosa
Celebrado em 31 de outubro, o Halloween é uma tradição marcada por fantasias, decoração temática e a forte presença de filmes de terror e histórias assombrosas. Embora tenha origem em festivais europeus, a data se ramificou pelo mundo, no Brasil, a data é marcada por festividades e a celebração do gênero horror, o diretor Adriano Portela traz cinco filmes dos últimos anos que prometem assombrar seu 31 de outubro e para curtir com os amigos.
– Sabemos que o Halloween não é uma tradição especificamente nossa, porém, a temática é tão rica e interessante que podemos agregar a nossa cultura e as nossas possibilidades de contar histórias, que, na minha opinião, o esse recorte próprio acaba sendo mais criativo do que os enlatados que estamos acostumados a ver – comenta o diretor.
Apesar de o Halloween não ser uma tradição brasileira, o país tem uma rica herança de contos e lendas urbanas aterrorizantes, profundamente enraizadas em seu folclore. Entre elas, destacam-se os mal assombros recifenses, histórias sombrias que ajudaram a consagrar a cidade como a capital do terror no Brasil, onde muitos habitantes têm seus próprios relatos sobrenaturais, como o de Adriano Portela, que traz à tona uma história de arrepiar.
– Um fato arrepiante que ficou cravado em minha memória ocorreu com meu cunhado, Diego Herculano, hoje fotógrafo internacional. Ele havia chegado em casa – eu estava lá neste dia – muito preocupado com uma senhora que encontrou na parada de ônibus, porque os veículos não estavam parando para ela subir. Ele pegou o contato dela, conseguiu fazer um motorista de ônibus parar, abrir a porta e meu cunhado a viu subir (se o motorista viu, eu não sei, mas ele viu e foi embora). Horas depois ele ligou para saber se a senhorinha havia chegado bem, quem atendeu foi uma jovem, que ficou irritada achando que era um trote. Na discussão ela acabou enfatizando para o meu cunhado: “essa senhora é a minha mãe e ela morreu faz dois anos” – revela Adriano.
Neste clima assustador, Adriano Portela recomenda cinco filmes sombrios para entrar no espírito do Halloween.
“Pânico VI” (2023)
Onde Assistir: Netflix
Talvez, depois do original, um dos melhores filmes da saga Pânico. A história de quatro sobreviventes do massacre de Ghosttface. Eles se tornam alvos de um serial killer. Com direção de Tyler Gillet e Matt Bettinelli-Olpin, com Jenna Ortega no elenco.
“Entrevista com o Demônio” (2024)
Onde Assistir: Netflix
Saído do forno, o filme se passa no halloween de 1977, onde em um programa de TV, é resgatado o caso de um suicídio coletivo em uma igreja satânica.
“Identidades em jogo” (2024)
Onde Assistir: Netflix
Uma mala misteriosa, uma festa anterior a um casamento e um convidado que provoca um verdadeiro caos. Dirigido por Greg Jardin.
“Libertação (2024)”
Onde Assistir: Netflix
O filme é inspirado em uma história real de possessão. Depois de se mudar para uma casa misteriosa, uma mãe precisa encarar os próprios demônios para salvar os filhos. Com direção de Lee Daniela.
“Recife Assombrado (2019)”
Onde Assistir: GloboPlay
Baseado em lendas urbanas e histórias de terror locais, o filme explora os mistérios e assombrações que rondam a cidade de Recife. Com uma atmosfera sombria e enraizado no folclore pernambucano, a obra dirigida por Adriano Portela traz à tona os medos e segredos que fazem parte da cultura local.
Instagram Oficial: https://www.instagram.com/adriano.portelaa/