Nucleovet reúne 350 pessoas na 2º Feijoada Solidária em prol do Programa Viver

0

Cerca de 350 pessoas prestigiaram a 2ª edição da Feijoada Solidária no último sábado (29), em Chapecó (SC). O evento promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) teve como objetivo arrecadar fundos para o Programa Viver Ações Sociais, importante entidade do município que atende mais de 180 crianças e adolescentes. Além da participação do público presencialmente, ainda foram vendidos cerca de 80 ingressos para retirada.

O presidente do Nucleovet, Tiago José Mores, expressou sua satisfação em apoiar o Programa Viver, referência em ações sociais. “Um de nossos propósitos enquanto Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas é apoiar entidades e organizações sociais. Este é o segundo ano que realizamos este evento em parceria e pretendemos continuar colaborando com as crianças e adolescentes atendidos pelo Programa”. Mores acrescentou que todo o valor arrecadado com a feijoada, venda de bebidas e doces foi destinado diretamente à entidade, que fará a contabilização dos valores.

O envolvimento dos associados, de voluntários e a participação da comunidade também foram ressaltados pelo presidente. “Foi gratificante ver, novamente, nossa sede cheia de pessoas dispostas a fazer o bem, a contribuir com um projeto que faz um amplo trabalho e melhora a qualidade de vida de muitas famílias”, relatou.

PARCERIAS NECESSÁRIAS

Para o presidente do Programa Viver, Eduardo Schwartz, a Feijoada Solidária é uma iniciativa fundamental para fortalecer e preservar a estrutura e as ações do Programa. “Em 2024, estamos completando 31 anos e atendemos mais de 180 crianças de 6 a 15 anos. Eventos como este são essenciais para continuarmos investindo no futuro da entidade”.

Eduardo informou que os recursos oriundos de doações, da comunidade e da Prefeitura de Chapecó são aplicados em ações e no planejamento estratégico do Programa. “Um dos nossos focos atuais é a instalação de containers doados recentemente, que servirão como pontos de venda para os produtos da nossa panificadora e do ateliê. Além disso, com esses novos recursos vamos investir na panificadora, criando uma estrutura maior e mais profissional para atender coffee breaks na cidade, o que nos tornará cada vez mais autossuficientes”, completou.

SOBRE O PROGRAMA VIVER

O Programa Viver Ações Sociais é um espaço de convivência com oferta de diversas oficinas culturais e esportivas que auxiliam no desenvolvimento de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Foi fundado em 1993 e fica localizado no bairro Quedas do Palmital, em Chapecó. Para ingressar na entidade são avaliados alguns critérios, como a idade, estar estudando na rede de ensino formal, encontrar-se em situação de vulnerabilidade social ou em situação de risco e ser referenciado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O espaço tem 785 metros quadrados de área construída que abriga salas, cozinha para preparação de panificados e alimentação para os usuários, panificadora, banheiros, depósito e despensa. Conta ainda com 5 mil metros de área externa com quadra de areia, campo de futebol suíço, playground e academia ao ar livre (utilizada pela comunidade do bairro como praça de lazer e recreação).

Entre as oficinas disponibilizadas pelo Programa Viver estão xadrez, artes, inglês, espanhol, literatura, taekwondo, banda marcial, educação ambiental, informática, dança gaúcha, educação física e apoio pedagógico (tema de casa). Também fazem parte das iniciativas ações de segurança alimentar com refeições e o repasse de cestas básicas (doadas pela comunidade chapecoense) para as famílias.

FOTO: Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação