Número 1 da ONU visita áreas de recuperação da bacia do Rio Doce
Principal executivo da ONU para meio ambiente visita trabalho de recuperação da bacia do Rio Doce nas áreas impactadas pelo rompimento de barragem
Erik Solheim elogiou as ações de reparação durante o Fórum Mundial da Água e relatou que trata-se de um sistema inovador.
O diretor executivo da ONU de Meio Ambiente, Erik Solheim, liderou na última semana comitiva da organização para as cidades de Mariana e Barra Longa, em Minas Gerais, regiões mais afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão. Durante a expedição, ele pode conhecer de perto as frentes de trabalho executadas pela Fundação Renova.
O executivo avalia que os programas não tentam apenas reproduzir a realidade socioeconômica antes da tragédia, mas que “existe uma visão para o futuro da região, um pensar para frente, com novas formas de desenvolvimento como o turismo, econegócios e comércio de baixo carbono”, afirma.
Durante a Conferência Ministerial, dentro do Fórum Mundial de Água, em Brasília, ele elogiou as ações de recuperação da bacia do Rio Doce e relatou que trata-se de um sistema inovador. “A conjunção dos governos estaduais com o governo federal e a sociedade civil ajudaram nessa busca por solução. O resultado alcançado é muito encorajador e serve como exemplo a nível internacional”, enfatizou