Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

O papel da leitura na conscientização social e política de uma sociedade

Costumo dizer, antes de tudo, que a leitura de livros é um exercício fundamental para adquirirmos a capacidade de entender o mundo ao nosso redor. A partir dela, nós nos tornamos capazes de formar uma opinião crítica acerca dos acontecimentos políticos e sociais da nossa era. Assim, evitamos, por exemplo, cair na armadilha das fake news.

As vantagens trazidas pelos livros são inúmeras. Eles nos estimulam a pensar,      melhoram a nossa imaginação, enriquecem o nosso vocabulário. Acredito que a discussão acerca da conscientização política e social é construída principalmente por meio de três pilares: família, escola e livros.

Através do conhecimento transmitido pelos livros, as pessoas têm a oportunidade de entender o seu papel no espaço em que vivem. A leitura promove uma reflexão crítica e nos traz autoconhecimento. Ao estudar história, por exemplo, é possível entender como determinada sociedade se comportava no passado e como ela chegou até aqui. O livro nos dá a clareza do que não pode ser esquecido e não deve ser repetido. Leituras de obras de política ou histórica estimulam a construção de valores e princípios básicos para o convívio harmônico em sociedade.

A leitura de boas obras contribui para os leitores exercerem a cidadania e serem capazes de se tornarem agentes transformadores da sociedade ou do meio em que vivem – um indivíduo mais consciente de seus direitos e deveres agrega e ajuda na construção de um bairro, cidade e país melhor.

Por fim, afirmo que a leitura de bons livros estimula ainda a consolidação de valores essenciais para uma sociedade democrática. Ela é uma poderosa vacina frente à ignorância e à manipulação. Não é por acaso que uma ferramenta tão poderosa para a conscientização política e social das pessoas e para o bom exercício da cidadania como o livro seja desvalorizada, controlada e censurada por grupos e regimes autoritários.

*Eduardo Villela é book advisor e profissional com mais de 16 anos de experiência no mercado editorial.

Posts Relacionados

Urbano promove workshop online gratuito que ensina a fazer pães e bolos sem glúten

Fazzenda Park Resort conquista Selo Blue World por práticas sustentáveis de economia de água

Veja como participar de exposição em homenagem ao Dia do Fotógrafo, em Florianópolis

Papai Noel chega na Praia Brava nesta sexta-feira com a “Magia do Polo Norte”

Mercato Lagotto by Nicolini inaugura em Balneário Camboriú

Grupo Cena 11 volta aos palcos de Florianópolis com o espetáculo “Eu não sou só eu em mim – Estado de Natureza: Procedimento 01”

Black Friday no Balneário Shopping tem descontos de até 70% e abre temporada de compras de final de ano

Jurerê OPEN abre a temporada de Natal com espetáculo infantil e chegada do Papai Noel

Zoom 80’s Club abrirá de quinta a domingo, nesta semana!

Projeto Menina Percussão promove oficina gratuita no Rio Tavares, em Florianópolis