Obras de adutora de água tratada em Penha melhorará distribuição no município
As obras de uma nova adutora de água tratada, com 2,8 mil metros de extensão nas avenidas Nereu Ramos e Eugênio Krause, em Penha, vão melhorar a distribuição de água tratada aos moradores do município e contribuir para a solução de problemas crônicos de desabastecimento nas pontas de rede. Eric Wormann Maffazzioli, gestor técnico da Águas de Penha, explica que a obra proporcionará uma melhor distribuição das pressões no sistema, diminuindo onde ela é superior à ideal e transferindo para onde é deficitária, o que trará maior estabilidade e regularização do abastecimento em momentos de elevado consumo. Os locais mais beneficiados serão a Armação, Praia Grande e Gravatá.
Outro beneficio que a obra proporcionará, conforme Eric, é a diminuição das perdas do sistema. “Devido ao equilíbrio das pressões, teremos uma diminuição das perdas de água. Onde é muito elevada, elas são maiores”, pontua o gestor. Segundo ele, transferindo a pressão para áreas deficitárias, conseqüentemente terá maior volume de água disponibilizado à população.
A obra, no entanto, é apenas mais uma das diversas que serão realizadas ao longo de 2018 no sistema de abastecimento e não vai resolver sozinha os problemas de abastecimento do município. “Ela faz parte de um pacote mais amplo”, lembra Eric. Dos 2.800 metros previstos de extensão, a obra atingiu recentemente 2.000 mil metros.