Esporte envolve altos custos e necessita do apoio de marcas para que pilotos sigam carreira. Do outro lado, associação com o esporte é positiva para empresas
A cada quatro anos, as Olimpíadas reacendem o debate público sobre a importância do patrocínio na vida dos atletas, com diversas histórias de superação. O subsídio para continuar no esporte é uma peça-chave em todas as modalidades, e a falta dele pode impedir muitos sonhos de se tornarem realidade.
No automobilismo não é diferente: o patrocínio é fundamental, principalmente devido aos altos custos de se manter no esporte. Os bastidores das corridas da Sprint Challenge da Porsche Cup disputadas pelo piloto blumenauense Cristian Mohr são repletos de momentos com os fãs e convidados, muitos deles trazidos por empresas que acreditam no esporte através do patrocínio.
“É esse apoio das empresas patrocinadoras que possibilita que eu continue no esporte, disputando corridas em circuitos de São Paulo, Goiânia e Portugal. Para as empresas, estar em evidência em competições prestigiadas, como a Porsche Cup, é uma estratégia que traz resultados que vão além do retorno financeiro”, conta Mohr.
E é cada vez mais comum que as empresas entendam o patrocínio esportivo como um investimento para alavancar a marca e se aproximar de seus clientes. Segundo o Ministério do Esporte, somente através da Lei de Incentivo, em 2023 mais de R$ 1 bilhão foram captados. Cintia Azevedo, fundadora da ProSports Media, empresa que cuida da imagem do piloto, destaca que a associação com valores positivos é uma das principais vantagens do marketing esportivo.
“O automobilismo está associado a atributos como velocidade, inovação, tecnologia e trabalho em equipe, o que pode refletir positivamente na percepção da marca. As empresas que nos patrocinam usam todo o espaço do evento para ações externas e trazem futuros clientes para uma imersão completa de alta velocidade, atrelada ao propósito da empresa. Para nós, é gratificante quando uma marca está presente no evento, e vê que seu investimento está sendo positivo”, afirma.
A grande audiência que uma competição como a Porsche Cup garante ampla exposição da empresa a um público diversificado, além de oferecer oportunidades únicas de contatos entre marcas, em um ambiente que foge do tradicional e formal encontro de negócios. Em relação ao engajamento, os fãs de corridas são conhecidos pela sua lealdade, o que ajuda a fortalecer o relacionamento entre a marca e os consumidores.
Atualmente, as marcas que acreditam em Mohr, na importância do automobilismo e incentivam o esporte são a Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis; a SIM Rede de Postos, maior rede de postos do Brasil; a Senior Sistemas, desenvolvedora de softwares; o Grupo Texpa, indústria têxtil detentora de sete marcas; a Max Mohr, especializada em concreto e argamassa e a Plus Frota, ecossistema de gestão de frotas.
Foto: Rodrigo Ruiz