Águas de Bombinhas ampliou a frota para minimizar transtornos com falta d’água
A concessionária Águas de Bombinhas ampliou para oito veículos a frota de caminhões-pipa que auxiliam no serviço de abastecimento de residências e hospedarias na cidade. Os veículos trabalham 24 horas por dia, todos os dias, e já fizeram mais de 500 atendimentos gratuitos à população e os turistas.
A empresa, que atua há apenas três meses na cidade, trabalha no limite da captação externa de água, já que o sistema de abastecimento de Bombinhas é precário e subdimensionado frente a necessidade de consumo da cidade, um dos principais destinos turístico de Santa Catarina.
A empresa pede a compreensão e o apoio de quem está na cidade, pois muitas vezes o caminhão não consegue chegar até o ponto de abastecimento, ou leva mais tempo do que o previsto devido ao tráfego intenso.
Conforme a supervisora Giliane Feital Klaus, muitos carros estacionam em local inapropriado e impedem o caminhão de chegar até seu destino, prejudicando ou atrasando o abastecimento.
“Muitas vezes os veículos estacionam nos dois lados da rua e o caminhão não passa, causando um retrabalho, pois toda a equipe terá que se mobilizar novamente para retornar ao endereço mais tarde”, explica ela.
Além do trabalho com os caminhões, a Águas de Bombinhas também vem realizando o serviço de manobras para a distribuição inteligente de água. “Além destas medidas, a estação de Zimbros está trabalhando com capacidade máxima. Portanto, estamos atuando de várias formas para melhorar o abastecimento a cada dia”, completa.
Para consultar qual a disponibilidade dos caminhões, basta entrar em contato através do 0800 595 4444 e pelo WhatsApp 99234 1414.
R$ 135 milhões em investimentos
Como assumiu o sistema de abastecimento há pouco mais de dois meses apenas, a concessionária ainda não teve tempo hábil para fazer os investimentos e melhorias necessárias na rede de captação e distribuição de água de Bombinhas, que atualmente encontra-se em situação extremamente precária.
O sistema é subdimensionado para a realidade da cidade, está sucateado devido a falta de investimentos nos últimos anos e ainda dependente da cidade vizinha, Porto Belo. Essa realidade, aliada ao forte calor e à chegada de milhares de turistas à cidade, ocasiona o desabastecimento em alguns pontos.
A meta da Concessionária é investir cerca de R$ 135 milhões na ampliação na rede de captação e distribuição de água nos próximos anos, tornando Bombinhas autossuficiente no abastecimento, com capacidade de fornecimento de água compatível com o crescimento populacional verificado a cada temporada de verão.
Consumo consciente
Uma das formas de evitar o desperdício de água é utilizar com consciência. A caixa d’água, por exemplo, é um grande aliado do morador. O item é indispensável para evitar o desabastecimento quando há baixa pressão na rede. Outras dicas são: evitar lavar carros com mangueiras, irrigar gramados, jardins e floreiras, fazer a reposição ou troca de água de piscinas e lavar calçadas e muros.
No banho, só abra a torneira do chuveiro quando entrar de fato. Banho de ducha por 15 minutos, com a torneira meio aberta, consome 243 litros. Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para cinco minutos, o consumo cai em 33%.
Se molharmos a escova e fecharmos a torneira enquanto escovamos os dentes e enxaguarmos a boca com um copo de água, podemos economizar mais de 96% de água do que com a torneira aberta.
Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo. Coloque água na cuba até a metade para ensaboar. Enquanto isso, feche a torneira. Coloque água novamente para enxaguar. Essa medida pode levar a uma economia de 90%.
Durante a temporada de verão, funcionários da Águas de Bombinhas irão atuar em ações contra o desperdício e esclarecer atitudes sobre consumo consciente.