Uma cerimônia emocionante marcou o reconhecimento de uma união entre os três setores da sociedade em Balneário Camboriú, na noite de quinta-feira, 14. Na ocasião, 21 organizações da cidade foram certificadas pelo Selo Social, uma iniciativa do Instituto Abaçai e da Faculdade Avantis, articuladora local. O objetivo do projeto é reconhecer quem demonstra compromisso social e impactar positivamente a credibilidade dessas organizações.
O evento aconteceu no Cine Itália e reuniu um público de aproximadamente 400 pessoas, entre representantes de entidades, ONGs, autoridades, órgãos públicos, comunidade e empresariado local. A diretora do Instituto Abaçai, Carina Giunco, aproveitou para ressaltar os recordes da cidade em se tratando de empresas envolvidas e, principalmente, de impactos sociais: foram mais de 250 ações que de alguma forma mudaram a vida da comunidade. “Essa mudança de comportamento e perspectiva que o instituto busca promover está também intimamente ligada a característica da cidade e, para nossa surpresa, percebemos que esse comportamento já estava instaurado na cidade. Balneário Camboriú não tem só prédios grandes, tem grandes pessoas também”, diz.
Fernando Assanti, Gerente de Marketing da Avantis, relembrou que a faculdade foi a primeira instituição privada no país a desempenhar o papel de articuladora local e ressaltou a importância do selo e da sua continuidade. “Em agosto, vamos abrir a inscrição para o segundo ciclo do selo social e iremos aprimorar ainda mais estes projetos, que além de serem feitos pelas empresas e entidades, precisam ser feitos também em parceria. A ideia é unir tudo de bom que aconteceu e fortalecer esta rede”, diz.
O projeto compreende cinco ciclos, sendo que cada um tem duração aproximada de um ano. “Entendemos que após esse período a cidade já está madura suficiente para encaminhar seus projetos sociais de maneira independente e não precisa mais treinar ou aprimorar esse processo”, diz Assanti.
A Faculdade Avantis também foi certificada pelo Selo Social, através de 12 projetos inscritos e 40 impactos sociais. Entre os projetos, estão a avaliação nutricional em alunos da rede pública, a inclusão social através de atividades esportivas e educativas, projetos de prevenção e promoção em saúde vinculadas às DST/HIV/AIDS com universitários, funcionários, instituições e com a comunidade, entre outros. Os investimentos nestes projetos ultrapassaram R$ 120 mil e impactaram mais de 15 mil pessoas.
ORGANIZAÇÕES CERTIFICADAS: Faculdade Avantis; AIESEC; Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú; Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Anjos da Vida; Frederica Imóveis; BBA Sistema de envidraçamento; Abraz; Univali; Embraed; Grupo Fraternal Ramatis; AMA Litoral; Comunidade Terapêutica Viver Livre; Projeto Oficinas – Secretaria Municipal de Educação; Apae; Associação Lar Maternal Bom Pastor; Associação beneficente Cristã Real Esperança; ONG Defesa Animal Instituto de Psicologia Sentir; Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social; Unimed Litoral; Associação Amor pra Down.