Você cuida da sua saúde bucal como deveria? As dentistas Ana Paula Roecker e Amanda Domingos, da Secretaria de Saúde, estão na praia ensinando as crianças a maneira correta de escovar os dentes.
Andresa Cardoso, do programa de Saúde do Sesc, com o fantoche Tigrão, chama atenção da criançada com os cuidados com os dentes. Teatro com música é apresentado para a interação dos pequenos.
As crianças levaram para casa escovas de dentes e desenhos educativos.
Elas abordam o público que frequenta a Arena Sesc, na frente da Praça do Villa, no Mar Grosso.
Para os adultos, muita informação e dicas para o combate do câncer de boca.
Material educativo foi entregue. Dúvidas e dicas sobre a prevenção são repassadas. Primeira delas é sobre feridas que não cicatrizam. “Um pequeno machucado que já dura mais de 20 dias, o ideal é procurar um profissional”, aponta a dentista Amanda Domingos, do Centro de Especialização Odontológica (CEO), de Laguna.
As pessoas devem prestar atenção em manchas brancas ou avermelhadas, pequenos nódulos, próteses mal adaptadas e que machucam.
O dentista irá verificar e realizar uma biópsia, caso necessário.
O uso do protetor labial também foi apontado pelas dentistas como essencial. Chamaram atenção dos homens que gostam de pescar e esquecem de usá-los. As mulheres costumam passar protetor solar, também nos pequenos, porém deixam os lábios desprotegidos.
Na manhã desta sexta-feira, as observações das dentistas alertaram duas senhoras com manchas brancas nos lábios.
As atividades também irão ocorrer no final de semana.
Causas do câncer do boca:
O câncer de boca afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca é necessário observar as gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região abaixo dela (assoalho).
O fumo e o álcool estão entre as principais causas do câncer bucal. Segundo dados do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, 83% dos homens com câncer de cabeça e pescoço, aí incluído o câncer bucal, são ou foram fumantes. Dos pacientes tratados, 60% são vítimas de tumores localizados na boca e 40% na faringe ou laringe.
Prevenção:
Prevenir o câncer é a melhor estratégia para se defender da doença e ter chances de cura. Para afastá-la evite bebidas alcoólicas (principalmente se for fumante), não fume, visite o dentista regularmente, tenha uma alimentação saudável, boa higiene bucal, mantenha dentes e próteses em bom estado, evite exposição ao sol e faça sexo oral apenas com proteção (camisinha).
Examine-se:
1 – Comece pelos lábios, tanto na parte interna como na externa. Observe se há mudanças de cor ou áreas escurecidas;
2 – Examine as bochechas dos dois lados;
3 – Coloque a língua para fora, para um lado e para o outro;
4 – Sempre observar a cor e qualquer outra alteração. Olhe bem a parte mais próxima da garganta;
5 – Incline a cabeça para frente, coloque a língua no ceú da boca e observe embaixo da língua;
6 – Apalpe o pescoço e embaixo da mandíbula procurando caroços
7 – Na frente do espelho examine a garganta
8 – Incline a cabeça para trás e observe o ceú da boca. Um espelho pode ajudar.