Pacientes participam de triagem para mutirão de cirurgia de catarata em Itapema

0

Um mutirão para diagnosticar e realizar as cirurgias de catarata nos pacientes foi realizado nessa sexta-feira na Unidade de Saúde (UBS) Centro, em Itapema. A ação aconteceu nos períodos matutino e vespertino, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Esta é uma iniciativa da Secretaria de Saúde e tem o objetivo de detectar a doença em pacientes que necessitam passar por procedimento cirúrgico.

No total, 120 pacientes que estavam na fila de espera e foram encaminhados pelas UBS receberam o diagnóstico de catarata. O objetivo desta triagem foi detectar os pacientes que possuem a doença e precisam da cirurgia. Eles foram avaliados pelo oftalmologista, Ederson Engel, que realizou uma série de exames para diagnosticar a necessidade de realizar a cirurgia, além de um exame para cálculo da lente intraocular que será implantada.

A segunda etapa do projeto acontece nos dias 23 e 25 de Agosto, quando a equipe do oftalmologista Ederson Engel realizará as cirurgias no Hospital Municipal Santo Antônio, no bairro Várzea. “A perda da capacidade visual acarreta consequências adversas, em nível individual e coletivo. A diminuição da visão dá origem a problemas psicológicos, sociais, econômicos e de qualidade de vida, pois implica em perda de auto-estima e em restrições ocupacionais. Por isso o município de Itapema trabalha para a reabilitação visual dos nossos pacientes”, afirmou o secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

O QUE É A CATARATA?

A catarata é uma doença encontrada no olho que faz com que a pessoa tenha a visão nublada e embaçada. Essa visão nublada faz com que o portador da catarata sinta dificuldade em realizar tarefas como ler, dirigir e até mesmo interpretar as expressões das pessoas. A catarata se desenvolve devagar e não perturba a visão desde o início, mas com o tempo, ela acaba interferindo muito a vida do paciente.

O portador da catarata tem um bloqueio das cores e, muitas vezes, acaba por enxergar tudo na cor amarela, mas quando a catarata é removida e substituída por uma lente intra-ocular, ele passa a enxergar essas cores novamente. A cirurgia é voltada para idosos com mais de 50 anos e/ou portadores de dificuldades na visão.