O painel “Itajaí” da antiga Prefeitura representa toda a história do povo Itajaiense remetendo às culturas locais, como o mar, as embarcações e as madeireiras, presentes no município nos anos 70. Produzido pelo artista italiano Franco Giglio, em 1972, painel que durante 16 anos ficou guardado, foi restaurado e agora está no Átrio Municipal.
A restauração começou há um ano e meio após um trabalho minucioso de separação e mapeamento feito pelo historiador e artista plástico Dagoberto Coelho que, no início, contou com a ajuda do artista plástico Silvestre João de Souza Júnior, falecido em julho de 2015.
No mês de setembro, os primeiros passos para a montagem começaram com a colocação de uma moldura de aço e cimento para dar sustentação ao painel na parede do átrio. Logo após, um mapa de localização em tamanho real serviu de suporte para a numeração das peças.
Todo o processo de restauração, montagem e limpeza final foi realizado por Dagoberto Coelho. Além da colocação das 360 peças cerâmicas, o artista também colocou uma moldura branca em volta do painel. Ao todo, o painel possui o tamanho de 5,20m por 5,20m.
História do Painel
O painel foi produzido pelo artista italiano Franco Giglio em 1972 para ficar na frente da antiga Prefeitura Municipal de Itajaí, localizada na Rua Coronel Eugênio Müller. Em 2000, o prédio da Prefeitura foi demolido e a obra retirada pelos ceramistas Silvestre João de Souza e Dagoberto Coelho. As peças ficaram guardadas no arquivo público do município até o ano passado, quando começaram as restaurações. Segundo o Professor e Historiado Edison d’Avila, o painel foi feito para embelezar a antiga prefeitura e agora ganha um novo espaço.
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria Municipal de Educação
(47) 3249-3300