Palco Giratório apresenta intervenção urbana “Maiêutica” (MT) em cinco cidades de SC
“Maiêutica”, intervenção urbana da artista Raquel Mützenberg, de Cuiabá (MT), circula por Palhoça (10/08), Balneário Camboriú (12/08), Laguna (14/08), Tubarão (16/08) e Criciúma (18/08), pelo Palco Giratório Sesc. No espetáculo, a atriz faz experimentos de manipulação com bonecos híbridos ou germinados, investiga performance, formas animadas e corpo.
De acordo com a sinopse do espetáculo, “Maiêutica” é um partejar de ideias. Ideias que compõem um corpo-matéria que se dobra e desdobra, atualiza e condensa as fisicalidades e a plasticidade de seres em cena. O corpo é recurso material e plástico que se deixa dividir ou multiplicar pelas subjetividades femininas: a capacidade de renascer, de se re-parir.
O processo de “Maiêutica” é uma tentativa de “re-parir-se”, de renascer de si mesma. O material cênico foi coletado a partir do contato com gestantes, parturientes, doulas, notícias jornalísticas e discussões de grupos sobre parto humanizado, violência obstétrica e misoginia. A investigação iniciou como uma pesquisa acadêmica e se desdobrou em intercâmbios com artistas de distintas áreas, prevalecendo o diálogo interdisciplinar durante sua construção.
As apresentações são gratuitas e livres para todos os públicos.
A programação detalhada pode ser consultada em: https://sesc-sc.com.br/evento/3606/null
Link vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4MygCTQF1Xc
Sobre o Circuito Nacional Palco Giratório 2017: Em sua 20ª edição, o Palco Giratório Sesc é considerado o maior projeto de circulação nacional das artes cênicas e está consolidado no cenário cultural brasileiro. Neste ano, conta com a participação de 20 companhias, que somarão 685 apresentações artísticas e 1.188 horas de oficinas teatrais. Até o final deste ano, o projeto visitará 144 cidades em 26 estados e no Distrito Federal, com espetáculos, seminários e intercâmbios artísticos, percorrendo todo país e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas. A cada ano, novos grupos teatrais são avaliados para entrar no projeto, em um trabalho que envolve técnicos da área de cultura do Sesc em todo país. Além de entretenimento, o Palco Giratório proporciona trocas de experiências e intercâmbios entre artistas e plateia, por meio de oficinas, seminários e festivais. Saiba mais: www.sesc.com.br/palco.
Sobre a artista Raquel Mützenberg (MG)
Raquel Mützenberg investiga performance, formas animadas e corpo. Se permite afetar pela subjetividade coletiva para criar a partir de técnicas do teatro de formas animadas. Pensa a cena a partir de um devir-corpo que é suporte e matéria para os seres que cria, gerando visualidades em estranhamentos ao borrar o limite entre o corpo e a matéria. Aprofundou suas investigações cênicas durante pesquisa de mestrado realizada entre 2014 e 2016 no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT).