O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), por meio do Programa Trabalho Seguro (PTS), aderiu mais uma vez ao movimento Abril Verde, iniciativa nacional promovida por diversas instituições com o objetivo de alertar sobre a importância da saúde e da segurança no ambiente de trabalho. Para simbolizar o apoio à causa, o prédio-sede tribunal ficará iluminado em tom verde até o final do mês.
Entre as atividades propostas está uma exposição de fotografias na entrada do edifício-sede do TRT-12. Cedido pela Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região (MPT-SC), o material é composto por 25 imagens que retratam condições de trabalho em segmentos com incidência de irregularidades relativas à saúde e à segurança do trabalhador.
As fotografias incluem a colheita de cana-de-açúcar, o setor frigorífico, a construção civil, o uso de amianto, a realidade dos vaqueiros nordestinos e o trabalho na indústria do gesso.
Café com gestores
Os juízes Rogério Dias Barbosa e Adriana Custódio Xavier de Camargo, gestores auxiliares do PTS em Santa Catarina, vão proferir uma palestra nesta quarta-feira (20) durante o evento Café com Gestores, promovido pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs).
Com início às 15h, o evento terá como tema “Segurança no trabalho: cultive essa ideia!” e será voltado para participantes do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da ACIJS.
Abril Verde
O mês de abril foi escolhido como marco para a mobilização em razão de um grande acidente ocorrido em uma mina no estado da Virgínia (EUA) em 1969. Desde 2005, por meio da Lei nº 11.121, o Brasil tem 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
No ano passado, de acordo com o Ministério Público do Trabalho, foram comunicados no país 571,7 mil acidentes e doenças do trabalho e 2,4 mil mortes no ambiente laboral. Este número pode ser ainda maior, pois estima-se que 20% dos acidentes não são comunicados pelos empregadores.
Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social – TRT/SC