ParaCopa Sesc 2017 inicia no dia 18/10 em Brusque
O Sesc em Santa Catarina realiza a ParaCopa Sesc – evento esportivo, em Brusque, de 18 a 29 de outubro, com programação em dois eixos de atuação: Seminário e Festival. A ação vem fortalecer as ações do Sesc com contribuições importantes em relação a um maior nível crítico e conscientização sobre as diferenças e a interdependência de todos os seres humanos.
A Cerimônia de Abertura do Seminário da ParaCopa acontece no dia 18/10, às 19h, no Salão Paroquial da Igreja São Luiz Gonzaga e terá a palestra “Desafio da inclusão da pessoa com deficiência nas aulas práticas de atividade física e esportiva”, com o Prof. Dr. Ulisses Araújo, professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal, membro do Comitê Interno da Enap de Atendimento às Pessoas com Deficiência. Araújo será responsável também em ministrar o curso “Avaliação funcional como ferramenta de inclusão da pessoa com deficiência em programas esportivos”, nos dias 19 e 20/10, com carga horária de 16h, no Ginásio do Sesc em Brusque.
Já a Abertura do Festival Esportivo, ocorre no dia 25 de outubro, às 19h, no Salão Paroquial da Igreja São Luiz Gonzaga e contará com a palestra do atleta Yohansson Nascimento, destaque no atletismo brasileiro como um dos principais velocistas na sua classe, com participação em mundiais, para-panamericanos e paralimpíadas. Na palestra “Esporte e Inclusão Social”, Yohansson conta sobre toda a sua vida, como começou, quais foram as dificuldades e os desafios durante sua trajetória, os objetivos alcançados e as barreiras enfrentadas para conseguir chegar onde está.
Para participar basta fazer a inscrição gratuita pelo e-mail: paracopa@sesc-sc.com.br. O evento contará ainda com oficinas, apresentações artísticas, workshops, curso de atualização, visitas de escolares, visita da Apae de Guabiruba e torneios esportivos.
Confira programação:
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/evento/3914/null
18/10
Cerimônia de Abertura do Seminário da ParaCopa – Palestra “Desafio da inclusão da pessoa com deficiência nas aulas práticas de atividade física e esportiva”, com Drº Ulisses Araújo
Horário: 19h
Local: São Paroquial da Igreja São Luiz Gonzaga
19 e 20/10
Curso: Avaliação funcional como ferramenta de inclusão da pessoa com deficiência em programas esportivos
Carga horária: 16h
Horário: 8h30 às 12h30 – 13h30 às 17h30
Ministrante: Prof. Dr. Ulisses Araújo
Local: Ginásio do Sesc em Brusque
24/10
Oficina de Bocha Paralímpica – 14h – Local: Sesc
Oficina de Handebol em cadeira de rodas – 15h – Local: Sesc
25/10
Oficina de atletismo Paralímpico – 14h – Local: Ginásio de esportes do Sesc
Abertura do Festival Esportivo – Palestra “Esporte e Inclusão Social”, com o Paratleta Yohansson Nascimento, que conta sobre toda a sua vida, como começou, quais foram às dificuldades e os desafios durante sua trajetória, os objetivos alcançados e as barreiras enfrentadas para conseguir chegar onde está.
Horário: 19h às 20h30
Local: Salão Paroquial da Igreja São Luiz Gonzaga
26/10
Oficina de Basquete em cadeira de rodas – 9h – Local: Sesc
Jogo de Handebol com os alunos da Apae – 10h – Local: Sesc
Oficina de Futsal para Deficientes Visuais – 14h – Local: Sesc
Oficina de Goalball – 15h30min – Local: Sesc
Basquetebol com alunos do Projeto Transcender – 17h – Local: Sesc
27/10
Abertura dos Jogos de Basquete da ParaCopa Sesc – 17h30min
Local: Ginásio de Esportes do Sesc
18h30min – Início dos Jogos de Basquete em cadeira de rodas
28/10
8h – Jogos de Basquete em cadeira de Rodas
15h – Tênis de Mesa Paralímpico – Local: Sesc
17h – Continuação dos Jogos de Basquete em cadeira de rodas
20h – Noite Cultural ParaCopa Sesc – Local: Sesc
29/10
8h – Finais do Basquete em cadeira de rodas – Local: Sesc
8h30min – Início dos Jogos de Futebol para Deficientes Auditivos – Local: Sesc
14h – Início dos Jogos de Voleibol para Deficientes Auditivos – Local: Sesc
18h – Encerramento da ParaCopa Sesc 2017
Sobre Prof. Dr. Ulisses Araújo:
Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Membro do Comitê Interno da Enap de Atendimento às Pessoas com Deficiência. Consultor do Programa Esportivo para Pessoas com Deficiência dos Centros Olímpicos e Paralímpicos da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal. Membro da Comissão do Conselho Nacional de Educação Física – GT. Membro da Seleção do Brasil Paralímpica – Tiro com Arco – Função: Avaliador Funcional em Tecnologia Assistiva Esportiva. Professor Consultor e Orientador do Programa de Tecnologia Assistiva da Universidade de Brasília – Curso de Fisioterapia. Coordenador das atividades de atendimento esportivo dos pacientes do Hospital do Apoio de Brasília nas Unidades da CETEFE. Profissional Responsável pela Avaliação e Elaboração do Programa de Treinamento Físico e Reabilitação dos Atletas Paralímpicos de Tênis em Cadeira de Rodas da Confederação Brasileira de Tênis.
Sobre Yohansson Nascimento:
Yohansson do Nascimento Ferreira, nasceu em Maceió, em 25 de setembro de 1987. É um atleta paralímpico brasileiro da classe T45, para amputados de membros superiores. Possui cinco medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo a última delas um bronze nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro, representando seu país nos 100m. Yohansson nasceu sem as duas mãos. Conheceu o atletismo apenas aos 17 anos, convidado pela técnica Valquíria Campelo, em um ônibus em sua cidade-natal. Seu nome é uma homenagem de seus pais ao piloto sueco de Fórmula 1 Stefan Johansson.