Um soldado da Polícia Militar (PM), em Rio do Sul, auxiliou uma mulher que estava em trabalho de parto dentro de um veículo da Secretaria de Saúde. A criança estava nascendo com o cordão umbilical enrolado no pescoço e já se apresentava cianótica, mas acabou sendo salva.
Uma boa notícia para começar a semana: o salvamento de uma vida.Por volta das 11h de domingo, 18, uma guarnição da PM realizava rondas na Rua São João quando deparou-se com uma situação bastante inusitada: uma mulher estava em trabalho de parto e não conseguiria chegar em tempo ao hospital.
Os policiais precisaram prestar os primeiros socorros, pois a criança já estava nascendo. A situação era complicada, já que o cordão umbilical estava enrolado no pescoço do bebê, que se apresentava cianótico por não conseguir respirar.
Neste momento, o soldado decidiu realizar um parto emergencial, retirando a criança e realizando a manobra de heimlich para desobstrução das vias aéreas do recém-nascido. Graças a manobra, ainda antes de chegar no hospital, o bebê vomitou e começou a chorar, indicando que estava respirando.
Mãe e bebê foram avaliados no hospital e passam bem. Graças ao preparo do policial militar, uma vida pode ser salva. Segundo o médico que atendeu a família, a criança encontra-se em ótimo estado de saúde.
(Fonte: divulgação 13º BPM)