A Passarela da Barra foi inaugurada nesta quarta-feira 07 de setembro, no fim da tarde, pela prefeitura de Balneário Camboriú. Milhares de pessoas foram prestigiar esta grande obra para toda comunidade. Projetada para ligar a Barra Sul ao histórico bairro da Barra, com acesso exclusivo para pedestres e ciclistas.
A estrutura é composta de 190 metros de uma ponta a outra e 57 metros de vão livre — o equivalente a um prédio de 22 andares. Para subir, há escadas e elevadores. A altura levou em conta a necessidade de deixar espaço aberto para a passagem de embarcações.
Lá em cima, a vista é de encher os olhos e revela o contraste entre a orla cercada por arranha-céus e o bucólico bairro da Barra, onde a cidade nasceu. A região é lar de construções históricas como a igrejinha de Santo Amaro, ainda desconhecida de boa parte dos turistas. Porém com a entrega da passarela é esperado que este cenário mude, pois durante a baixa temporada e no verão, quando a cidade recebe mais de 1 milhão de turistas, o bairro recebia uma meia duzia de turistas, devido a dificuldade de acesso.
O objetivo principal da passarela é dar acessibilidade ao bairro. Mas apresentar a Barra como atração de Balneário Camboriú trará vida nova à comunidade.
A prefeitura encaminhou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei para a concessão de dois restaurantes e seis quiosques no piso superior, e mais dois bares ou lanchonetes na parte de baixo.
Para complementar o incremento turístico da Barra, o bairro vai ganhar espaço para esportes, um mercado do peixe e reforço n a segurança, com bases da Polícia Militar e da Guarda Municipal. A passagem é gratuita e ficará aberta 24 horas. Sendo monitorada por 40 cameras de segurança.
Homenagem
A Passarela da Barra ganhou o nome de Manoel Firmino Rocha, o primeiro balseiro do rio Camboriú, que trabalhou na travessia de 1950 até 1985. Naquela época, até carros atravessavam na balsa. O serviço acabou minguando depois que melhorias na BR-101 incentivaram os motoristas a usar a estrada. Mas o Maneca da Passagem, como ficou conhecido,entrou para a história. Nos últimos anos, só era feita travessia de pedestres. A balsa que hoje está fazendo o serviço permanecerá operando até dezembro, quando termina o contrato com a prefeitura.