O deputado estadual Leonel Pavan (PSDB), aprovou na Assembléia Legislativa indicação ao Governo do Estado no sentido de desenvolver estudos para incluir Balneário Camboriú entre os municípios do estado que tem previsão para receber a construção de Centros de Inovação Tecnológica.
O parlamentar defende que a cidade tem estrutura, localização estratégica e serviços diversificados, além do turismo, para atender os requisitos necessários.
“Nas últimas décadas, a indústria e a profissionalização do turismo modificou o panorama de Balneário Camboriú e com isso também potencializou a indústria da construção civil, que ainda é, junto com o turismo, a principal mola-mestra da economia da cidade”, destacou.
O parlamentar tucano lembrou que “apesar deste potencial ainda aquecido é preciso, desde já, fomentar alternativas para melhorar a geração de emprego, renda e o desenvolvimento integrado com os outros diversos segmentos da economia, para que o município não dependa apenas dos setores da construção civil e do turismo”.
Pavan ressalta que o momento é oportuno uma vez que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, em bom tempo, definiu um plano de estímulo a novas matrizes econômicas para os municípios catarinenses, e entre as principais esta o projeto de implantação de Centros de Inovação Tecnológica, que deverão ser construídos em Santa Catarina em diversas regiões pólos do estado.
O deputado destaca ainda que ação do governo, de fato, é uma alternativa econômica e um bom caminho para o desenvolvimento do estado, já que visa estimular a produção de tecnologia de acordo com a vocação econômica dos municípios onde serão instalados.
“Os centros de inovação vão funcionar como espaços para reunir profissionais de diferentes áreas, com o objetivo primordial de inovar processos e criar tecnologias, bem como de ampliar recursos econômicos para o setor de ciência e tecnologia de suas regiões”, observa Pavan, acrescentando que Balneário Camboriú pode desenvolver ações integradas neste sentido com os demais municípios vizinhos.
Para Leonel Pavan, a implantação do centro vai atrair e desenvolver atividades de alto investimento econômico, assim como promover a integração entre universidades e empresas no cenário de desenvolvimento cientifico e tecnológico.
“É possível conciliar a modernização do turismo com as atividades de inovação porque a cidade e região geram neste sentido outras atividades e serviços correlatos contribuindo com a geração de novas fontes de emprego e renda também por meio da promoção da cultura e conhecimento”, analisa.