Um espetáculo em homenagem a Marilyn Monroe, com a atriz Danielle Winits no papel da loira mais famosa de Hollywood, está em cartaz em Santa Catarina neste feriadão. Depois do Amor – um encontro com Marilyn Monroe terá sessões emBlumenau, Balneário Camboriú e Florianópolis.
O texto é de Fernando Duarte, mesmo autor do espetáculo Callas, apresentado em Santa Catarina em 2014, e tem direção de Marília Pêra. A peça, inclusive, foi a última dirigida pela atriz – ela faleceu no dia da pré-estreia de Depois do Amor, em 5 de dezembro, em Manaus.
A parceria entre o autor e Marília é antiga. Eles se conheceram nos bastidores de um teatro, quando Fernando trabalhava como contrarregra e camareiro. A atriz o estimulou a escrever e anos depois, em 2013, dirigiu Callas, em homenagem aos 90 anos da cantora lírica Maria Callas. Depois do Amor segue a mesma linha e comemora os 90 anos de Marilyn Monroe, mostrando que existiu uma outra Marilyn por trás do mito, elegante, sofisticada, muito complexa, séria, mas também extremamente divertida e inteligente.
— Foi bem difícil, logo que começamos a ensaiar ela nos falou que estava doente. Ensaiamos dois meses na sala da casa dela, com ela bem debilitada, mas guerreira. Teatro era seu território sagrado. O espetáculo é uma homenagem à Marilyn mas também à Marília, porque ela ficou até o final fazendo o que mais gostava. Foi triste mas foi emocionante, ela tava muito presente lá — conta Duarte sobre a estreia.
O autor já criou o texto pensando em Danielle Winits, atriz que era muito querida por Marília Pêra. Os diálogos trazem temáticas de sexualidade e alma feminina, que na época eram consideradas tabus. Em cena, um contraponto: Marilyn, à frente de seu tempo, e Margot, a típica submissa dos anos 60. Os diálogos foram criados por Duarte, mas a história em que Depois do Amor se baseia é, de fato, real. Em 1962, Marilyn iniciou as filmagens de Something¿s got to give, seu último filme, que ficaria inacabado. Para assinar os figurinos, ela convidou o famoso estilista Jean Louis, que enviou uma de suas assistentes, Margot Taylor (interpretada pela atriz Maria Eduarda de Carvalho), velha conhecida de Marilyn.
As duas conheceram-se em 1952 nos bastidores de um filme e ficaram amigas. Margot era namorada de Joe DiMaggio, mas logo que conheceu Marilyn, ele se apaixonou perdidamente, rompeu com Margot e casou-se com a sex symbol. O casamento durou apenas nove meses, e Margot perdeu o namorado e a amiga. Dez anos depois, a vida se encarregou de colocar as duas frente a frente para um acerto de contas.
— Sempre gostei muito de biografias, a primeira que li inclusive foi sobre Maria Callas. E a primeira peça que eu vi em teatro foi justamente com a Marília Pêra interpretando Callas, há 18 anos. São mulheres muito fortes, corajosas mas que têm muito em comum, são solitárias e têm problemas. Esse lado humano das grandes divas sempre me tocou muito — explica Duarte sobre a escolha do tema.
Agende-se
O quê: Depois do Amor – um encontro com Marilyn Monroe
Quando: quinta-feira, 21 (Blumenau), sexta-feira, 22 (Balneário Camboriú), sábado, 23, e domingo, 24 (Florianópolis)
Onde: Teatro Carlos Gomes (Rua XV de Novembro, 1181, Centro, Blumenau), Teatro Cine Itália (Avenida Central, 335, Balneário Camboriú), e Teatro Governador Pedro Ivo (Rodovia SC 401, 4600, Florianópolis)