Pedro Barros arranca vitória na unha. Muita emoção no Vans Parks Series em Florianópolis.

0
Pedro Barros é o campeão do Vans Park Series em Florianópolis
Pedro Barros é o campeão do Vans Park Series em Florianópolis

Tomado como o herói local de Florianópolis, Pedro Barros “foi obrigado” a virar o jogo em sua volta derradeira, depois de errar as demais e do domínio até então do italiano Ivan Federico. O líder da eliminatória e da semi, Ivan, vinha na frente nas quatro voltas, até Pedro puxar suas forças e andar do seu jeito, com as manobras mais altas e longas de todo o evento.

Apesar do frio do outono, o sábado no skatepark da Costeira do Pirajubaé foi abençoado pelo sol e as semifinais começaram logo ao meio-dia, com direito a muita emoção. Lucas Xaparral, o Pro especialista em street que mostrou serviço no park, repetiu suas manobras da manga, como um fs five-0 despencando do bowl mais alto lá para baixo.

Vi Kakinho chegou com tudo em sua bateria, fazendo uma primeira volta digna de uma vaga na final, mas em sua segunda apresentação tomou um chacoalhão e se machucou. As apresentações do Miguel Oliveira foram muito consistentes, com uma série de manobras back to back no bowl do fundo, incluindo seus plants entrando de lado, sempre no limite.

O amador de Curitiba, Miguel foi uma das grandes surpresas do evento, arrancando um expressivo quarto lugar na final. Entre os gringos, tanto na semi quanto na bateria decisiva, os nomes pré-classificados fizeram juz a essa condição. Greyson Fletcher, apesar de parar na semi, foi alto e agressivo como sempre. Grant Taylor, estilo puro…

Kevin Kowalski vinha com linhas consistentes e se garantiu na final, mas desequilibrou mesmo quando acrescentou em sua terceira volta um impressionante slob fastplant na cerca e voltou de disaster.

Tom Schaar foi outro de distribuiu manobras pesadas e estilo na área, talvez com algumas das linhas mais completas. Alex Sorgente teve a manha de surpreender com um 270 pogo rock’n’roll no bowl mais alto, uma das manobras que o Ivan Federico estava fazendo na outra ponta da pista em suas linhas. O australiano Jack Fardell, foi um dos mais fluidos, usando cada curva e cada quina com muita pressão.

A grande estrutura montada para o evento, com arquibancadas lotadas foi mais uma prova de que os eventos de skate em Floripa têm um quê a mais, um clima que envolve skatistas, o público e a comunidade local como não se vê muito. E Pedro Barros sabe muito bem como envolver a plateia: puxa o coro, luta consigo mesmo para se superar e devolve a empatia direcionando seus braços para todos.

Um verdadeiro anfitrião que valoriza sua casa e deixa todos à vontade. Obrigado, Pedro, por mais uma vitória e a todos da organização da eliminatória brasileira do Vans Park Series por terem garantido um show de primeira linha.

O classificação dos oito finalistas da qualificatória brasileira foi:

1º – Pedro Barros (Brasil)

2º – Ivan Federico (Itália)

3º – Kevin Kowalski (EUA)

4º – Miguel Oliveira (Brasil)

5º – Tom Schaar (EUA)

6º – Alex Sorgente (EUA)

7º – Jack Fardell (Austrália)

8º – Tristan Rennie (EUA)

Assista a volta campeã de Pedro Barros.

Assista a volta que rendeu a Ivan Federico a segunda colocação.

Assista a volta que rendeu a Kevin Kowalski a terceira colocação.

Depois das etapas australiana e brasileira, os cinco selecionados no ranking para desafiar os quinze exclusivos Pros Vans Park Series em Malmo, na Suécia, em agosto, são:

1º – Tom Schaar

2º – Alex Sorgente

3º – Ivan Federico

4º – Cory Juneau

5º – Miguel Oliveira