Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Penha recebe exposição interativa sobre o ciclo da água, com mostra de cinema

Projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” leva consciência ambiental ao público

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que estará no município de Penha (SC), na Rua Tijuca, 126, Bairro Praia de Armação (em frente a EBM João Antônio Pinto), entre os dias 23 e 26 de novembro.

Na quinta (23/11) e na sexta (24/11), o atendimento será restrito a escolas, mediante agendamento. No sábado (25/11) e no domingo (26/11), a exposição ficará aberta ao público em geral das 14h às 18h. Haverá exibição de curtas metragens ambientais, na “Mostra Cine ao Ar Livre”, que acontece sábado e domingo (dias 25/11 e 26/11), às 18h30. A entrada é gratuita.

A exposição é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura. O apoio local é da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Penha. O patrocínio é da Águas de Penha.

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa.

O projeto já esteve em diferentes estados do Brasil, como Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul e passará, até o segundo semestre de 2024, por Espírito Santo, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. Em Santa Catarina, além de Bombinhas (9/11 a 12/11), Camboriú (16/11 a 19/11) e Penha (23/11 a 26/11), o projeto passará pelo município de São Francisco do Sul (30/11 a 3/12).

“A expectativa é manter o sucesso que tivemos nas outras regiões e atender um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.

Já para a presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb, além de levar abastecimento e esgotamento sanitário ao município, um dos objetivos da concessionária é, também, o de apoiar eventos que fomentem a cultura e educação. “Incentivar iniciativas como esta faz parte dos nossos valores e nossa missão nas cidades onde atuamos. Acreditamos que investir nas comunidades, principalmente nas crianças, transforma o mundo que queremos viver “, completa ela.

Mostra de Cinema

Compõe o projeto a exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. A curadoria é da ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas. “Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.

PROGRAMAÇÃO

Projeto itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”

Local: Rua Tijuca, 126, Bairro Praia de Armação (em frente a EBM João Antônio Pinto), em Penha (SC)

Quinta (23/11) e sexta (24/11)

Atendimento restrito a escolas, mediante agendamento

Sábado (25/11) e domingo (26/11)

Exposição: 14h às 18h

Cinema ao ar livre: 18h30

Posts Relacionados

Balneário Shopping sorteia kits da Samsung para celebrar o Dia dos Pais

Criada comissão para vistoria das ruas onde foram realizadas obras da rede de esgoto de Penha

Guarda-chuva grátis por 24 horas é novidade na Praia Brava de Itajaí

Férias de julho: programação especial do Itajaí Shopping traz diferentes atrações para as famílias

Obras da rede de esgoto no bairro Gravatá contribuem para um futuro mais saudável sustentável em Penha

Itajaí inicia segunda edição da ExpoMar com foco na transformação azul na pesca, aquicultura e piscicultura

FEAPI de Itajaí lança edital para bolsas de estudos em cursos técnicos

Yamaha Náutica apresenta produtos no Marina Itajaí Boat Show e espera crescer presença na região

Credifoz celebra o Dia de Cooperar com ações voluntárias na comunidade

Orla de Navegantes conta com novas quadras esportivas