Pescadores de Navegantes temem interferência da bacia de evolução

0
?

Pescadores de Navegantes temem interferência da bacia de evolução

O Governo do Estado e a prefeitura de Navegantes estão em busca de uma solução para evitar que as manobras dos navios na nova bacia de evolução prejudiquem os pescadores artesanais do Bairro São Pedro, uma das comunidades de pesca mais tradicionais da região. O problema é que a movimentação das grandes embarcações pode tornar perigoso o vaivém dos pequenos barcos de pesca.

O secretário de Estado de Planejamento, Murilo Flores, já esteve em Navegantes para entender o problema de perto e para conversar com o prefeito Donizete Silva (PSB) e a superintendência do Porto de Itajaí. Há cerca de dois anos, os barracões de pesca foram transferidos com anuência da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para uma pequena praia, onde não teriam interferência das obras.

Percebeu-se agora, no entanto, que a saída para o mar fica exatamente em frente à bacia de evolução, onde os navios farão o giro. O deslocamento de água provocado pela manobra torna a navegação dos pequenos barcos uma tarefa arriscada.

Os pescadores sugerem a mudança para um novo espaço, mais afastado da área de manobras, e a avaliação das autoridades é de que o projeto parece viável. Mas, por ser área de Marinha, o processo não é tão simples. O porto demonstrou interesse em transferir os barracões e o Estado negociará com a Triunfo, empresa responsável pela obra, para que prepare o novo terreno.

Antes disso, porém, a proposta será levada à Justiça e apresentada formalmente à União para que haja acordo.