MOOVE
Para quem: iniciantes
O que é: os princípios do Pilates são trabalhados com um aparelho chamado MOTR por 30 minutos – seus cabos e base desafixada possibilitam que o corpo seja exercitado em diferentes posições, aumentando força, mobilidade, flexibilidade e percepção espacial. Com três níveis de intensidade, o equipamento permite a participação mesmo de quem nunca teve contato prévio com a técnica. “O gasto calórico fica entre 150 e 250 calorias. Por isso, recomendo sempre incorporarem à sua rotina de treino exercícios aeróbicos. Resultados perceptíveis no tônus muscular e na postura você percebe em 3 semanas de treinos, realizados 2 a 3 vezes por semana. Mas os objetivos principais da aula são a melhora da qualidade de vida”, explica Marcus Lottes, professor da Bodytech do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
AFROVIBE DANCE WORKOUT
Para quem: gosta de dançar
O que é: técnica que mistura ritmos e passos de origem africana, árabe e indiana com movimentos do Pilates numa sequência de oito etapas que começa com alongamento, passa por exercícios de fortalecimento muscular e termina com uma coreografia – tudo acompanhado de música ao vivo. Além de diversão garantida, a promessa é 800 calorias torradas em 90 minutos de aula.
PILOXING
Para quem: quer emagrecer
O que é: criada em 2009 pela dançarina sueca/instrutora de celebridades radicada em Los Angeles Viveca Jensen, o Piloxing conquistou uma legião de fãs ao desembarcar no Brasil no fim de 2015 por conta de sua proposta múltipla: a aula tonifica músculos de pernas, braços e glúteos e elimina 900 calorias em 60 minutos com um mix de golpes do boxe, passos de dança, agachamentos típicos do Pilates e música animada para manter a frequência cardíaca – e a queima calórica – lá no alto. “Aperfeiçoa a saúde cardiorrespiratória, o equilíbrio, a coordenação motora e o ritmo”, explicou a expert à Vogue à ocasião do lançamento no País.
X-TEND BARRE
Para quem: é apaixonada por balé
O que é: movimentos clássicos da dança como o plié e o élevér são combinados a outros tradicionais do Pilates – além da barra dita no nome, entram no mix movimentos com halteres, elásticos e bolas. “A aula trabalha a musculatura de dentro para fora”, explicou à Vogue Audrea Lara, que se formou com a americana criadora do método e hoje licencia professores no Brasil.