OPERAÇÃO “CHOQUE DE ORDEM” GARANTE A TRANQUILIDADE EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ
No dia 25 de agosto, o efetivo do 12º BPM, com o apoio dos Pelotões de Patrulhamento Tático da 1ª e 4ª Companhias (Camboriú e Itapema), Bope, Cavalaria e Canil Central, além dos Agentes de Trânsito e Polícia Civil, realizou uma força-tarefa com o objetivo de preservar a ordem pública em Balneário Camboriú.
A operação “Choque de Ordem” apresentou à comunidade um método preventivo de policiamento, com a presença visível nas principais áreas da cidade, na forma de barreiras, varreduras, rondas e fiscalização de trânsito e nos alvarás em comércios.
Os resultados mostraram a eficiência da estratégia de “ver e ser visto”: os índices criminais reduziram consideravelmente em comparação com o período anterior do mês de agosto, não se registrando, por exemplo, a ocorrência de crimes de furto, roubo ou tráfico de drogas.
Dessa forma, comprova-se que a capacidade de pronto-emprego e mobilização da Polícia Militar, advinda de sua experiência em preservar a ordem pública, mesmo enfrentando desafios estruturais, têm o poder de entregar aos cidadãos de bem a segurança e tranquilidade.
Para o cidadão, “a polícia é a manifestação mais visível e tangível do Estado em matéria de segurança” (Mensagem do Informe Regional de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas).