Projeto executado em parceria com a FIESC será lançado nesta quarta-feira (30), às 19h, em solenidade, na Assembleia Legislativa
O Instituto Amigo do Leão promove nesta quarta-feira (30) a solenidade de lançamento do Portal de Transparência Leão do Bem. A nova ferramenta vai proporcionar maior controle social dos valores repassados aos fundos sociais e a utilização dos recursos pelos projetos beneficiados, proporcionando credibilidade para a iniciativa. O projeto inovador é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), do Instituto Amigo do Leão e da Plataforma PROSAS, em conjunto com parceiros.
A solenidade de lançamento do Portal Leão do Bem ocorre às 19h, no plenarinho Dep. Paulo Stuart Wright, da Alesc. A solenidade conta ainda com a assinatura da pactuação dos Conselhos Estaduais da Criança e do Adolescente e do Idoso. O evento faz parte de uma intensa programação que contempla ainda o Seminário Amigo do Leão, com palestras e painéis que serão realizados no dia 31 de outubro, na Alesc, em Florianópolis; e 1º de novembro, na Univali, em Balneário Camboriú.
Através de doações de Imposto de Renda, pessoas físicas e empresas podem ajudar a transformar a vida de milhares de crianças, adolescentes e idosos, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Apesar de ser uma lei de incentivo de grande relevância no Brasil, os Fundos da Criança e do Adolescente e Fundos do Idoso são os mecanismos mais complexos de gestão e menos transparentes para a sociedade, dificultando o controle social e o alcance de políticas públicas.
“Muitas pessoas querem doar, mas também querem saber para onde está sendo alocado o recurso doado. Através do uso de tecnologia, a plataforma Leão do Bem, pretende promover a transparência do uso de recursos dos fundos, estimulando o financiamento de projetos sociais em Santa Catarina e ampliando o impacto social”, destaca a presidente do Instituto Amigo do Leão, Clarissa Iser.
Prêmio Amigo do Leão
É uma iniciativa que reconhece doadores e instituições que destinam recursos para os Fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso de Santa Catarina. com destinação de Imposto de Renda. A cerimônia aberta ao público está marcada para às 17h30min do dia 31 de outubro no auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Neste ano, a iniciativa será concedida em sete categorias: Contador, Empresa, Pessoa Física, Organização Social, Município, Campanha de Arrecadação e Captador de Recursos. Cada vencedor recebe um troféu e poderá usar o Selo Amigo do Leão em suas ações de comunicação ao longo do ano. “Este ano aprimoramos a premiação em relação às categorias e realizando eventos paralelos que reforçam a cultura da doação em benefício dos Fundos da Criança e Adolescente e dos Fundos do Idoso”, completa a presidente do Instituto Amigo do Leão.