Paciência, Limoeiro, Canhanduba, Laranjeiras, Imaruí, Nossa Senhora das Graças, Promorar, Murta, Cidade Nova e Brilhante II estão sendo contemplados
O Grupo de Teatro Porto Cênico, de Itajaí/SC, comemora os 12 anos de existência junto ao público, com oficinas, apresentações, exposição e lançamento de revista em 10 bairros do município: Paciência, Limoeiro, Canhanduba, Laranjeiras, Imaruí, Nossa Senhora das Graças, Promorar, Murta, Cidade Nova e Brilhante II. Projeto iniciou em agosto e segue até o dia 30 de outubro. O Patrocínio é do Atacadão, por meio da Lei Federal Rouanet.
O objetivo central do projeto é realizar democraticamente à dez comunidades rurais e vulneráveis de Itajaí (SC) o espetáculo para a infância “Bolsa Amarela”, ministrar duas oficinas artísticas “Voz que te quero para cena” e “Corpo criante, corpo brincante”, além de lançar uma publicação dos 12 anos de história do Porto Cênico e promover uma exposição visual itinerante nestas comunidades.
“O conjunto de ações foi pensado a partir da própria experiência do Grupo com a cidade, onde detectamos uma ausência de investimentos de apresentações e formação artística teatral. O projeto favorecerá artisticamente crianças, adolescentes, adultos, famílias e docentes, desenvolvendo desta maneira aspectos da estética”, enfatiza a atriz e uma das fundadoras do Grupo, Valéria de Oliveira.
AS OFICINAS PARA AS COMUNIDADES
O projeto inicia na comunidade com a exposição, depois oficinas e por fim, o espetáculo. Cada oficina possui uma bateria de 12 h/a. O objetivo das oficinas é estimular a prática e a fruição teatral na comunidade. Desta maneira, atenderemos uma diversidade de interesses teatrais e promoveremos a acessibilidade. “Por meio dessas baterias de oficinas estaremos compartilhando e construindo saberes e os democratizando, bem como, promovendo a inclusão social”, salienta a atriz Caroline Carvalho.
AS OFICINAS PARA AS ATRIZES DO GRUPO
Além disso, o projeto prevê duas outras oficinas de aperfeiçoamento técnico de 40h/a para as atrizes do Grupo, que poderão ser acompanhadas por outros artistas da cidade. Tal proposta de oficinas se faz necessária para que se possa oxigenar o pensamento do fazer teatral dentro Grupo e da própria cidadeOs ministrantes das oficinas serão Dr. André Carreira (SC) e Sandra Vargas (SP).
EXPOSIÇÃO
Com curadoria de Osmar Domingos, a exposição itinerante contempla registros dos espetáculos do Grupo. Ela está circulando nos dez bairros do projeto e demais espaços culturais da cidade.
PUBLICAÇÃO 12 ANOS
A Quarta edição da Revista do Porto Cênico tem como tema o próprio Grupo, construindo um registro histórico dos fazeres teatrais. Todas as comunidades estão recebendo a revista.
“Desta maneira, entendemos que este projeto possui relevante importância cultural e artística, pois, além de promover e dar sustentabilidade a manutenção artística continuada do Grupo, realiza a manutenção da experiência social e estética, onde todos os envolvidos sairão diferentes”, observa a produtora do projeto e do Grupo, Karoline Gonçalves.
PROGRAMAÇÃO:
Paciência – 3 a 6/Ago
Limoeiro – 10 a 13/Ago
Canhanduba – 17 a 20/Ago
Laranjeiras – 24 a 27/Ago
Imaruí – 31 a 3/Set
Nossa Senhora das Graças – 7 a 10/Set
Promorar – 14 a 17/Set
Murta – 21 a 24/Set
Cidade Nova – Espetáculo neste sábado dia 08.10, às 10h30 – Escola CAIC
Brilhante II – Espetáculo no dia 14 de outubro e oficina dias 11, 13 e 14.10