Portobello recebe reconhecimentos por ações de sustentabilidade
A Portobello, líder em revestimentos na América Latina, que tem seus princípios baseados em três pilares (Responsabilidade social, ambiental e econômica), acaba de ganhar dois títulos devido a suas ações do âmbito social. São eles o Empresa Amiga da Criança e o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
O primeiro, promovido pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) em parceria com a Prefeitura de Tijucas, reconhece o compromisso da Portobello em desenvolver iniciativas em benefício da criança e do adolescente do município. Nesse caso, as ações são os projetos Hapkido (artes marciais) e Musicando (banda marcial). O encontro aconteceu no dia 23 de novembro e foi promovido pela Câmara Técnica de Desenvolvimento Social do Programa de Desenvolvimento Econômico Local junto com a Associação Comercial e Industrial de Tijucas, com o intuito de disseminar o Fundo da Infância e Adolescência, incentivando a participação de empresários locais a destinarem recursos via leis de incentivo fiscal.
Já o segundo prêmio é o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, que destaca empresas e organizações sem fins econômicos com atuação estadual que tenham responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão. A cerimônia de premiação acontece no dia 4 de dezembro, no Plenário Deputado Osni Régis.
Ambas as premiações justificam-se devido às iniciativas sociais da Portobello, que promovem a saúde, segurança, bem estar e desenvolvimento das pessoas, especialmente das crianças, incentivando a prática esportiva. Dessa forma, os projetos responsáveis por esses prêmios são o Hapkido e o Musicando. Um refere-se ao ensino de artes marciais a 200 alunos, que apresentam bom rendimento tanto escolar, como no esporte. Prova disso é que em 2016 eles ganharam 18 medalhas em campeonatos diversos, inclusive internacionais. Já o outro ensina musica de maneira coletiva, com aulas de canto e iniciação a diversos instrumentos, como clarinete, trombone, saxofone, entre outros.
“Entre as diretrizes da empresa está a valorização e o cuidado com o ser humano, com foco nas crianças e adolescentes, através do esporte e nas ações de voluntariado. Por isso temos orgulho de receber esses reconhecimentos por projetos tão importantes, que fazem a diferença na vida de muitos jovens”, declara Sandra Klotz, Gerente de Segurança e Sustentabilidade da Portobello. Além do Hapkido e do Musicando, a Portobello desenvolve ainda mais dois projetos com foco nas pessoas. Um deles é o Programa Crescer, em parceria com o SESI e a ADEC (Associação de Desenvolvimento dos Empregados Ceramistas), que atende em média 240 crianças anualmente, no contra turno escolar dois dias por semana, para a prática esportiva em diversas modalidades, junto com orientações sobre ética, respeito e autoestima, bem como cidadania e incentivo a ações de voluntariado. O outro é o Coral Anjos Luz Portobello, criado há 13 anos e atualmente com 33 integrantes de até 14 anos, que se apresentam em festas, concertos e festivais, sempre regidos por um professor de música da Universidade do Vale do Itajaí.
SOBRE O PORTOBELLO GRUPO – A Portobello, marca líder em revestimentos cerâmico no Brasil, e a Pointer, nova marca do segmento com unidade fabril em Maceió, AL, voltada ao mercado do Nordeste, fazem parte do Portobello Grupo. As duas marcas juntas empregam mais de 3.000 colaboradores e produzem 50 milhões de metros quadrados ao ano e, mesmo tendo posicionamentos e públicos diferentes, compartilham valores como inovação, sustentabilidade e design. Com proposta de design democrático, a fábrica Pointer é a mais moderna e sustentável do país, projetada para produzir revestimentos diferenciados de forma competitiva. A Portobello Shop, maior rede de lojas do segmento no Brasil, com cerca de 150 lojas, próprias e franqueadas, e posicionamento voltado aos profissionais de arquitetura e decoração, é o principal canal de vendas da marca Portobello, que distribui também através das revendas multimarcas, vendas diretas às grandes obras e construtoras e exportação para os cinco continentes.