A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) informa que as atividades do Projeto Praia Limpa iniciam no próximo dia 2. Os 56 monitores serão responsáveis pela orientação de moradores e turistas a respeito do descarte consciente do lixo na orla da Praia Central.
Os monitores são encarregados em distribuir sacolas plásticas oxibiodegradáveis na Praia Central, junto a cartilhas sobre meio ambiente e cuidados necessários. Além disso, distribuem pulseiras de identificação para auxiliar na busca por crianças em casos de desaparecimento. As pulseiras são divididas em cores, que variam de acordo com a área que a criança e seus responsáveis se encontram. A secretária do Meio Ambiente, Osnilda Amorim, Nena, completa que os monitores também ficam responsáveis por orientar os veranistas a não levar seus animais domésticos na faixa de areia, além de dar o destino correto às fezes.
Na temporada passada 275.771 mil sacolas e mais de 49 mil pulseiras foram distribuídas aos munícipes e visitantes.
No último dia 19, os monitores participaram de curso de capacitação, onde receberam orientações das educadoras ambientais do Programa Terra Limpa a serem repassadas aos banhistas durante a temporada. Receberam também a equipe do Centro de Maricultura da Univali (CEMAR), para orientá-los a respeito dos animais silvestres e como proceder em casos de aparecimento na orla da praia.