Cadeirantes de Palhoça, na Grande Florianópolis, poderão tomar banho de mar usando cadeiras anfíbias. Os equipamentos foram doados à prefeitura por empresas da cidade. O projeto será executado pelos bombeiros.
As cinco cadeiras anfíbias estarão à disposição dos banhistas a partir de 6 de janeiro. Agora, os bombeiros vão definir o tempo de banho de cada usuário e estudar as condições do mar para definir outros detalhes do projeto.
“Ficarão duas disponíveis na praia da Ponta do Papagaio, uma na Pinheira de Baixo, uma na Pinheira de Cima e uma na Guarda do Embaú. O horário será das 8h às 11h e das 16h às 19h, todas as sextas, sábados e domingos”, disse o tenente Fernando Vieira, do Corpo de Bombeiros.
O morador da Pinheira Anselmo Mendes nasceu com paralisia cerebral e convive com limitações nos movimentos, por isso não costumava aproveitar a água na praia. Com o projeto, ele pode finalmente tomar banho de mar. “Excelente idéia, é um sonho realizado. Agora, é só alegria”, disse Anselmo.
Voluntários fazem um trabalho semelhante em São Francisco do Sul, no Norte catarinense, e em Navegantes, no Litoral Norte.