A Casa de Cidadania comunica que o alistamento militar dentro do prazo legal vai até o dia 30 de junho, quinta-feira. O processo deve ser realizado pelos jovens do sexo masculino, nascidos no ano de 1998, pelo site, ou através da Junta de Serviços Militar (JSM), localizada na Rua José Francisco Bernardes.
Para efetivar o alistamento presencial é preciso levar a certidão de nascimento ou documento de identidade. No caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção; comprovante de residência e uma foto 3×4. São aceitos como documento de identidade (todos dentro de sua validade): carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte e carteira de identificação funcional. Caso o jovem deixe de se alistar no prazo, fica sujeito ao pagamento de multa na Junta Militar para regularizar a situação.
Quem não fizer o alistamento fica em débito com serviço militar, o que acarreta consequências. O jovem fica impedido de obter passaporte ou prorrogar sua validade. Também não consegue prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino. Outro problema é que não consegue obter carteira de trabalho e registro de diploma de profissões liberais. Além disso, também não pode se inscrever em concurso público ou exercer qualquer função ou cargo público.