Prefeito Valter Zimmermann contestou a estimativa populacional de 29.168 moradores, publicada recentemente pelo IBGE
Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram na Prefeitura de Barra Velha nessa quarta-feira (16), para a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020. De acordo com os técnicos do IBGE, 26 recenseadores deverão fazer a coleta de dados em aproximadamente 11 mil residências de Barra Velha, entre agosto e outubro do ano que vem.
Na ocasião, o prefeito Valter Zimmermann contestou a estimativa populacional de 29.168 moradores, publicada recentemente pelo IBGE. O líder do governo municipal apresentou dados registrados no programa Olostech, usado pela Secretaria Municipal de Saúde, onde consta que Barra Velha possui 53 mil habitantes. “Precisamos que a estimativa populacional correta seja levada em conta, pois esses dados servem como base para o recebimento de recursos, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, explica o prefeito.
Diante da contestação do prefeito, os representantes do IBGE ressaltaram a importância da participação da população em responder o questionário corretamente. A equipe também garantiu o sigilo das informações individualizadas.
O Censo Demográfico, realizado a cada dez anos, analisa características da população brasileira, como núcleo familiar e rendimento, que servirão de base para o planejamento público e privado. Em breve, serão abertas as inscrições para os processos seletivos que vão definir os recenseadores do Censo 2020.