O Serviço Social da Indústria (SENAI Itajaí), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, celebrou na noite de 31 de outubro a certificação de cerca de 900 estudantes dos 7º, 8º e 9º anos, concluintes do Programa de Iniciação Profissional. O evento, realizado no Centreventos de Itajaí, reuniu cerca de 2 mil pessoas, incluindo autoridades, representantes do SENAI e familiares dos estudantes.
O vice-presidente da FIESC para a região da Foz do Itajaí, Maurício César Pereira, destacou a importância do programa na formação dos jovens, afirmando que o certificado é um passaporte para o futuro profissional. ‘Essa parceria, iniciada em 2018, já beneficiou mais de três mil estudantes, demonstrando seu grande sucesso”, ressaltou.
Silvana Meneghini, gerente-executiva do SESI e SENAI na região, reforçou o papel transformador do programa, que oferece aos jovens uma base sólida para suas futuras escolhas profissionais. “Além de proporcionar conhecimento técnico, o programa abre portas para o mercado de trabalho e incentiva a continuidade dos estudos”, afirmou.
A secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso, agradeceu a qualidade da educação oferecida aos alunos. Segundo ela, os recursos investidos não foram gastos, mas sim investidos, pois o SENAI fez a diferença ao apresentar um trabalho de qualidade. A secretária destacou que a formação proporcionada vai além da preparação para o mercado de trabalho, sendo também uma preparação para a vida, com foco em inovação, tecnologia e atualização. Além disso, a secretária ressaltou que o programa atende às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
Sobre o projeto de iniciação profissional
Desde 2018, o Senai, em parceria com o Município de Itajaí, oferece cursos profissionalizantes para estudantes da rede municipal dos 7º, 8º e 9º anos, no contraturno escolar. Durante o curso, os alunos aprendem sobre Introdução à Comunicação e Postura Profissional, Saúde e Segurança no Trabalho, Introdução ao Empreendedorismo e Inovação I e II, Introdução aos Princípios de Mecânica, Introdução à Informática e Robótica, Eletricidade Básica, Introdução a Instalações Elétricas Prediais, Automação Residencial Básica, Jogos Digitais e Introdução à Moda.
O curso tem como objetivos a formação de valores e atitudes, promovendo e resgatando a boa convivência, a empatia, o bem-estar, a solidariedade e o otimismo no ambiente escolar, familiar e comunitário. Todas as ações são realizadas sem comprometer a seriedade e a atenção que os processos de ensino e aprendizagem demandam para o desenvolvimento das competências necessárias à construção de uma carreira profissional pelos estudantes.