Exibido no Festival de Cannes, o longa dos diretores Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha que mostra a luta dos Yanomami contra a destruição ambiental, será apresentado pela 1ª vez em Santa Catarina na noite do dia 4 de novembro; entrada é gratuita
Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina, recebe de 4 a 9 de novembro de 2024 a 3ª edição do FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba. Totalmente gratuito, o evento busca democratizar o acesso e apresentar mais de 30 obras cinematográficas com foco na questão ambiental. Na abertura do festival será exibido na Praça Central de Garopaba, o documentário “A Queda do Céu”, dos diretores Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha.
A exibição, a primeira na região Sul do Brasil, começa a partir das 19h. Segundo Cristovam Muniz Thiago, que é coordenador do FICA Garopaba, essa será a primeira vez que o longa nacional será apresentado nas telas catarinenses. “Depois da estreia mundial no Festival de Cannes e da premiação de melhor direção de documentário e melhor som, entregue recentemente no Festival do Rio, o doc que fala da luta indígena Yanomami pela preservação de suas terras, seus modos de vida e contra a destruição ambiental, foi selecionado para abrir a terceira edição do FICA em Garopaba”, destaca Thiago.
Após a exibição, será promovida uma roda de conversa para debater aspectos da produção e também sobre questões importantes levantadas pelo longa, que já coleciona uma série de premiações internacionais.
Nesta edição, a expectativa dos organizadores do FICA, é que mais de 2.300 pessoas participem das ações gratuitas presenciais e com classificação livre na praça e nos demais espaços culturais e educacionais. Além de Garopaba, estão previstas ações do projeto em Imbituba, Laguna e Florianópolis. A programação completa está disponível no @fica.garopaba.
O Projeto Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba – 3ª edição é realizado com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Paulo Gustavo/2023.
Cinco mostras
O coordenador do festival, Cristovam Muniz Thiago, também é o diretor curatorial dos filmes que serão exibidos nos cinco dias de festival. Além de já ter trabalhado como Coordenador de Curadoria em Festivais como o Calango (Brasília), Guaporé (Rondônia), Ficasc (SC) e como curador em Festivais como Cine Caramelo (RS), Cine Mato (MT) e EcoBrasilFest (SP), Thiago coordena o FICA desde a primeira edição.
Em 2024, Cristovam divide a curadoria do Festival junto de Anália Alencar, responsável pela comissão de seleção formada por Eron Nascimento, Filipe Bezerra, Flávio Veloso, Luna Vanzella, Marta Siminhuk e Maurício Garcias.
“O Festival visa a democratização do acesso, exibindo gratuitamente filmes de temáticas socioambientais, trazendo conteúdo atualizado e de qualidade do Brasil e de diversas partes do mundo, abordando a questão ambiental em suas diversas nuances, além de promover amplo debate com foco no desenvolvimento sustentável, dialogando com a sociedade sobre temas vitais e urgentes para o planeta”, compartilha Thiago.
Para tanto, a programação da 3ª edição do FICA Garopaba foi dividida em cinco mostras: Mostra Anticolonial – Frantz Fanon, Mostra Contemporânea, Mostra Infantil, Mostra Pindorama e Mostra Vozes Veladas, com filmes Catarinenses.
crédito Divulgação