Evento de premiação acontece no dia 7 de novembro e reúne 140 projetos certificados
A 14ª edição do Prêmio Ser Humano Santa Catarina será coroada no próximo dia 7 de novembro no Maria’s, em Camboriú, e certificará 140 projetos de 100 empresas catarinenses, que se destacaram pelas práticas inovadoras em gestão de pessoas. O evento, considerado o “Oscar do RH Catarinense”, reconhece iniciativas que contribuem significativamente para o desenvolvimento humano e organizacional em diversas modalidades, como Desenvolvimento, Excelência Organizacional, ESG e Jovem.
Segundo Dione de Quadros Teodoro, coordenadora da iniciativa, o Prêmio Ser Humano se destaca pela seriedade e rigor do processo de avaliação. “Os cases inscritos passam por uma análise detalhada, baseada em indicadores de resultados e evidências que comprovam boas práticas”, explica. O processo dura aproximadamente um ano e cada case é avaliado por quatro especialistas independentes, de 60 municípios e em 13 estados do país, selecionados por um comitê da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC). Para garantir a isenção, os avaliadores não podem ter vínculo com as empresas participantes, e os resultados são auditados por uma empresa externa, a Adviser. Apenas os projetos que alcançam nota acima de oitenta são certificados.
Os projetos selecionados já foram apresentados ao público pela ABRH-SC por meio da publicação no site do Prêmio. A surpresa do evento ficará por conta do anúncio dos primeiros, segundos e terceiros colocados. Os três cases com maior nota em cada modalidade serão divulgados na noite de premiação – e terão a missão de representar Santa Catarina no Prêmio Ser Humano Brasil 2025.
“Santa Catarina tem se consolidado como referência nacional em gestão de pessoas. Com um recorde de cases inscritos em 2024, nosso estado demonstra mais uma vez a força do seu ecossistema de inovação e olhar humano”, declara o presidente da ABRH-SC, Ediomar José Bertoldi. No ano passado, das quatro categorias do Prêmio Ser Humano Brasil, Santa Catarina venceu duas. Neste ano, o estado é finalista novamente.
Projetos certificados aplicam inovação para desenvolver e reter talentos
Na modalidade Gestão de Pessoas – Desenvolvimento, 72 empresas catarinenses se destacaram por suas iniciativas voltadas ao desenvolvimento de profissionais. O “Programa Acreditamos”, da Acredicoop, e a “Escola de Liderança e Gestão”, da Adami, são exemplos de projetos que buscam fortalecer competências de liderança e gestão, promovendo um ambiente colaborativo e de crescimento contínuo. Outras empresas, como a Adina e a Almeida Junior, investiram em programas focados na comunicação interna e no relacionamento com clientes, buscando criar uma base sólida para o desenvolvimento organizacional.
Já na modalidade Gestão de Pessoas – ESG, 29 empresas receberam destaque por iniciativas que aliam responsabilidade ambiental, social e de governança com práticas de gestão de pessoas. Como o “Programa Mulheres que Constroem”, da Brasil ao Cubo, que promove a inclusão feminina no setor da construção civil, e o “Projeto Geração Pesca”, do Porto de Itapoá, que apoia o desenvolvimento da pesca sustentável.
Ao todo, 33 empresas catarinenses foram certificadas na modalidade Gestão de Pessoas – Excelência Organizacional, por práticas voltadas ao cuidado com suas equipes de trabalho e à melhoria contínua. A Associação Hospitalar São José, por exemplo, destacou-se com o case Cuidado com o Cuidador, voltado ao bem-estar de profissionais da saúde. A Tupy S.A. apostou no “Programa Viva Mais”, voltado à qualidade de vida no ambiente de trabalho, enquanto a ENGIE Brasil Energia introduziu o “Projeto Saúde Integral”, que amplia a atenção à saúde ocupacional.
Por fim, na modalidade Gestão de Pessoas – Jovem, se destacaram seis projetos de desenvolvimento de talentos. Como o da RVB Malhas, com o case “Tecendo o Futuro”, que orienta jovens profissionais. E a Unimed Litoral, que investiu no desenvolvimento de líderes com o case “Do Potencial ao Desempenho”.
“Ter seu nome e seu projeto nesta lista seleta confere uma posição de destaque e prestígio às empresas”, analisa o presidente da ABRH-SC. Segundo ele, a certificação ajuda a comunicar a posição da marca empregadora. “É uma evidência de que a empresa se esforça para oferecer propostas reais de valor aos seus profissionais”, conclui Bertoldi.
A lista com todas as empresas e cases certificados pode ser conferida no site do Prêmio Ser Humano Santa Catarina, no endereço: https://www.premioabrhsc.com.