Comitiva que participou da agenda quer implantar projetos que melhorem a gestão e os serviços públicos em Itajaí
São José dos Campos (SP) é uma das cidades que mais usa tecnologia do país, sendo um exemplo das chamadas “smart cities”, as cidades inteligentes. O município chama a atenção de gestores do Brasil inteiro, que vão até lá para conhecer de perto as inovações. Essa semana foi a vez de Itajaí fazer uma imersão na cidade. O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Werner (PSC), participou, nos dias 23 e 24, de uma missão estratégica, junto de uma comitiva de Itajaí, para conhecer a cidade, o Parque Tecnológico e as soluções adotadas pela cidade paulista.
As “cidades inteligentes” são um dos temas do mandato do vereador, que já fez inclusive uma audiência pública para falar sobre o assunto. Por isso, a visita foi tão importante. No primeiro dia, a comitiva de Itajaí assistiu uma apresentação sobre vários sobre projetos de “smart cities” e teve a oportunidade de conhecer o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e o Nexus, hub de apoio às startups do Parque Tecnológico, além de várias empresas que desenvolvem projetos voltados à inovação e tecnologia. No segundo dia, a comitiva visitou a Zona Azul Eletrônica da cidade, a Linha Verde e a sede administrativa e operacional da empresa Eysa, que é dedicada às atividades relacionadas à mobilidade na cidade.
“Tivemos a oportunidade de conhecer cases de sucesso e conversamos com possíveis investidores para nossa cidade. É muito bom perceber como a tecnologia melhora a gestão e, consequentemente, os serviços públicos. Também nos reunimos com o prefeito Felicio Ramuth que fez um importante relato de como a tecnologia utilizada em todas as secretarias e departamentos contribui para melhorar a gestão, otimizando recursos e aumentando a qualidade do serviço público”, destaca Werner.
Transporte coletivo elétrico: mobilidade sustentável
Durante a visita, Werner e a comitiva tiveram a oportunidade de conhecer e andar nos ônibus elétricos que estão sendo testados em São José dos Campos. Os VLPs (Veículo Leve sobre Pneus) são 100% elétricos e vão integrar o novo transporte público da cidade, trafegando pela Linha Verde.
Os ônibus elétricos têm zero emissão de gases nocivos, sendo mais econômicos, com menor custo de manutenção e ótimo desempenho. Os VLPs de São José têm um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos. O modelo possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio, com autonomia de até 250 km com uma carga completa de três horas e capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes.
Os VLPs têm poltronas estofadas com apoio de cabeça e entradas USB, monitores instalados no teto, rádio e autofalantes. A iluminação externa tem faróis em full led, garantindo maior eficiência luminosa, além de toda a acessibilidade para cadeirantes. Os veículos têm seis câmeras de alta definição e duas delas com infravermelho.
“Com certeza os ônibus elétricos vão estar na nova licitação de Itajaí. Eles são sustentáveis e trazem muitos benefícios, vamos trabalhar para implantá-los na nossa cidade. Fiquei empolgado também com o projeto de transporte público para pessoas com deficiência de São José dos Campos, que busca as pessoas em suas casas para que possam realizar suas atividades, esse modelo também vai ser debatido em Itajaí”, observa Werner.
Além do Presidente da Câmara, também participaram da visita o Diretor Presidente da Itajaí Participações Rodrigo Duarte, o Secretário de Desenvolvimento Thiago Morastoni, o Secretário de Tecnologia Murilo Allan Sodré de Souza, o Secretário de Desenvolvimento Rodrigo Lamin e o Diretor Administrativo e Financeiro da Itajaí Participações Emerson Pereira.
Fotos: Rafael Cunha