Santa Catarina tem nesta quarta-feira mais um dia de sol e calor durante a maior parte do tempo, mas a instabilidade volta a aparecer na quinta e a previsão é de novas rajadas fortes de vento. A princípio a situação não chega a preocupar tanto quanto o vendaval que atingiu a Grande Florianópolis no fim de semana, mas a Defesa Civil orienta para atualizações constantes da previsão para os próximos dias.
Conforme a Epagri/Ciram, a quinta-feira terá muitas nuvens e chuva persistente na maior parte do dia e mais intensa, começando pela manhã, no Oeste e Meio-Oeste, onde os volumes podem chegar a 80mm e superar este valor em algumas localidades. Do Planalto ao litoral a chuva chega no período da tarde, com volumes entre 30 e 40 mm e há risco de temporais isolados, com descarga elétrica, rajadas de vento forte e queda de granizo pelo Estado.
Na sexta, o sol até aparece, mas há aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde em todas as regiões. E persiste a condição de temporais isolados, com chuva moderada por alguns momentos, descarga elétrica e rajadas de vento forte.
— O que aconteceu em Florianópolis foi um caso excepcional pelo tempo que o vento intenso durou, que foi de mais de quatro horas. É preciso acompanhar diariamente, porque o detalhamento da previsão ocorre com alguns dias de antecedência. O que eu digo de hoje para amanhã pode mudar com novos quadros climáticos e eu posso atenuar um alerta ou dizer que ele é mais significativo ainda — explica a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia de Souza Cruz.
A especialista também comenta que a primavera costuma ter as condições para temporais mais fortes e que o próximo verão, sob influência do fenômeno La Niña, terá menos chuvas. Isso, em tese, diminuiria o risco de temporais e vendavais, mas Gislânia reforça que eles não são descartados e que o mais importante é monitorar os órgãos de meteorologia e Defesa Civil.