Adenilza Iolanda Ramos assume uma cadeira do PDT no Legislativo por 30 dias em vaga cedida pelo vereador Cláudio do Jornal
A primeira sessão da Câmara Municipal de Tijucas em 2024 já é histórica. A ocasião marcou a posse da primeira vereadora negra da história do Poder Legislativo do município, após quase 80 anos da sua primeira legislatura. Quem entra definitivamente para a história da cidade é Adenilza Iolanda Ramos, que assume uma cadeira do PDT por 30 dias em vaga cedida pelo vereador Cláudio do Jornal.
Adenilza, agora, está lado a lado com outros vereadores e vereadoras que marcaram seus nomes na história do município. Assim foi com Alvina Simas Reis, a primeira mulher eleita vereadora na cidade, que participou da 5ª legislatura, entre os anos de 1963 e 1966. Após ela, houve um hiato de mais de 20 anos sem mulheres na Câmara, até a eleição de Bernadete Orsi, que assumiu em 1989, na 11ª legislatura. Para as pessoas negras, a posse da vereadora também é bastante significativa. O primeiro vereador negro eleito foi Luiz Antonio da Silva, o Luiz da Farmácia, que chegou à Câmara em 1983, já na 10ª legislatura. Só no ano passado, quarenta anos depois, outro homem negro passou pela Câmara, quando Édson Ferreira de Lima, o Edinho, assumiu uma cadeira na Casa por um mês.
O vereador Cláudio do Jornal, que se afasta por um mês para tratar de assuntos particulares, destaca a importância da posse de Adenilza. “Representatividade importa muito. E a Adenilza representa muito bem a força das mulheres e da comunidade negra. A importância disso contou muito para que eu decidisse abrir espaço para que ela pudesse assumir e entrar para a história como está fazendo. Fico muito feliz por ter a oportunidade de fazer parte desse momento”, celebra.
Em seu discurso de posse, Adenilza celebrou a conquista que, para a agora vereadora, não é só dela. “Quando olho para trás, vejo o legado de mulheres negras inspiradoras, como minha mãe. Ela me ensinou a importância da representatividade e da voz de cada um de nós. E hoje, como a primeira mulher negra a assumir uma cadeira nesta Casa, vejo que finalmente seremos representadas, ainda que tenha demorado 76 anos para que este momento chegasse”, pontuou.
Adenilza Iolanda Ramos terá 30 dias e seis sessões para apresentar seu trabalho à comunidade durante o mês de fevereiro, em processo que integra a renovação e o fortalecimento do PDT em Tijucas.
Sobre a vereadora
Natural de Tijucas, Adenilza é filha de Nilza Iolanda Ramos e Henriquiel Joaquim Ramos. Técnica em enfermagem, atua há muitos anos na área da saúde. Atualmente, trabalha como atendente de farmácia, desempenhando um papel importante no atendimento às pessoas e também é cuidadora de idosos. Com muita vontade de contribuir para o desenvolvimento de Tijucas, já participou de duas eleições municipais. Na mais recente, em 2020, conquistou 185 votos para a vereança concorrendo pelo PDT.
Foto: Divulgação.