Para muitos a conquista da medalha de ouro foi apenas um detalhe. O que importava era participar.
Foi dada a largada nesta quarta-feira (25) para as competições da 12ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) em São Miguel do Oeste. Atletismo, basquete para deficiente físico (DF) e intelectual (DI), bocha paralímpica, além de futsal para deficiente auditivo (DA), DI, natação e bocha rafa vollo foram as primeiras modalidades da competição.
Já nesta quinta-feira (26) há as estreias do goalball, handebol DF, tênis de mesa e xadrez. As competições prosseguem até o dia 29 envolvendo 1.650 atletas de 46 municípios. O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura local e Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste.
O destaque do primeiro dia dos Parajasc foi o atletismo, disputado na pista do exército, local que concentrou cerca de 300 atletas em uma tarde ensolarada. Para muitos a conquista da medalha de ouro foi apenas um detalhe. O que importava era participar.
“Gosto muito de participar dos Parajasc, pois aqui conheço novos amigos” disse Marciano Toreti, de Presidente Getúlio, após disputar a prova dos 100 metros. Ele, que tem de síndrome de down conheceu a noiva, Rosângela Erhardt, também atleta e com a mesma deficiência, na Apae de sua cidade, por meio do esporte. Ambos já disputam os Parajasc há três anos e aproveitaram o dia não somente para competir, mas também para namorar. “Vamos nos casar”, disseram logo após o aquecimento antes da prova.