Primeiro prédio da Udesc Balneário Camboriú será inaugurado na próxima quarta
O Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, fará a inauguração do seu primeiro prédio, o Edifício Alcides Abreu, na quarta-feira, 13, às 15h30. Criado em 2010, o centro é o mais novo da Udesc.
O nome do prédio homenageia o idealizador da universidade, professor Alcides Abreu (1926-2015), que fundou outras instituições públicas, como o Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Iniciada em 2015, a obra de 2,4 mil metros quadrados teve investimento da Udesc no valor de R$ 5,2 milhões, no Bairro Nova Esperança, em terrenos da Avenida Lourival Cesário Pereira adquiridos com recursos da universidade e doados pela Prefeitura de Balneário Camboriú.
Conquista importante
O espaço tem laboratórios e salas de aula, além de biblioteca e salas de professor, para a graduação em Engenharia de Petróleo da Udesc Balneário Camboriú, que tem mais de 300 estudantes e quase 30 docentes.
Até então, essas atividades eram realizadas em dois prédios alugados no Centro do município, onde também funcionam o curso de Administração Pública e os setores administrativos.
Para a diretora da Udesc Balneário Camboriú, Maria Ester Menegasso, a obra é uma importante conquista. “O grande benefício é que a universidade passa a ter um endereço próprio no município”, afirma.
O centro tem planos de uma segunda estrutura na mesma área do Bairro Nova Esperança para abrigar a graduação em Administração Pública e os setores administrativos, que, por enquanto, continuam nos prédios alugados. Ainda não há um prazo para o início dessa próxima construção.
Laboratórios e sustentabilidade
No Edifício Alcides Abreu, há laboratórios de áreas como Geologia, Fluidos de Perfuração e Escoamento, Química, Informática Avançada e Simulação, Física e Petrofísica. “Além da infraestrutura, o novo prédio nos possibilita aumentar a qualidade das atividades práticas da Engenharia de Petróleo”, destaca Maria Ester.
A estrutura segue o modelo do Edifício da Engenharia Ambiental do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, que foi inaugurado em fevereiro de 2014 e obedece aos conceitos do green building (construção verde), com iluminação e aquecimento de água por energia solar e com captação e reutilização de água da chuva.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010