No primeiro semestre deste ano, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Santa Catarinaformou 38 mil estudantes do quinto ano das escolas públicas e particulares do Estado. Até o fim do ano, a Polícia Militar (PM), que administra o projeto, pretende capacitar 80 mil alunos em 220 cidades. Nos últimos dias, eventos de formatura ocorreram em diversas cidades catarinenses. O último será até a metade de julho emCriciúma, em local e data a serem definidos. Durante os eventos, ocorrem apresentações culturais e premiações.
A ação, que ocorre em SC desde 1998, segue um modelo norte-americano de prevenção às drogas nas escolas. Os estudantes do quinto ano do Estado passam por 10 aulas de até uma hora e quinze minutos com policiais militares sobre violência escolar, drogas, bullying, entre outras coisas. O fortalecimento do Proerd é um dos indicadores da campanha Segurança SC – Essa causa é nossa, promovida pelo DC desde dezembro do ano passado.
— O foco abordado, principalmente, é sobre a criança fazer boas escolhas. Também sobre formas de comunicação com a polícia e para quem pedir ajuda _ explica o coordenador-executivo do Proerd em SC, major Reginaldo Rocha de Sousa.
Na última semana, a coordenação do programa fechou pelo terceiro ano consecutivo uma parceria com o Parque Beto Carrero. Os alunos formados pelo projeto vão receber uma carteirinha que dará direito a um passaporte gratuito para cada um dos estudantes. A criança poderá usá-la acompanhada de um pagante. Para entrar no parque, o aluno precisará estar com a camiseta do Proerd e levar, além da carteirinha, documento de identificação e o diploma de conclusão do programa.
Via assessoria de imprensa, o parque afirma que a “aliança foi feita em prol das crianças que concluíram o curso do Proerd”, e que apoia e incentiva o projeto. O presente tem validade por 6 meses a partir da data da formatura ou até junho de 2017.
— É um incentivo porque a criança se sente premiada_ valoriza Sousa.
Além desse benefício, as crianças que se destacam durante o Proerd são beneficiadas com presentes como ursos do projeto e bicicletas. Os prêmios vão para aqueles que tiveram melhor desempenho em suas cidades.
Neste semestre, além das formaturas locais, ocorreu uma interestadual, que envolveu alunos de Santa Catarina e Paraná, em Dionísio Cerqueira, cidade que faz fronteira com Barracão (PR). Nos próximos seis meses, as atividades iniciam no começo do agosto e se estendem até o final das aulas, em dezembro.