A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú apresentou na tarde desta quinta-feira (24), na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) em Itajaí, o Programa Bem-Estar da Família para o colegiado de gestores de Assistência Social da Amfri. A reunião contou com a presença de 11 municípios e da secretária Nacional da Família, Angela Gandra.
Balneário Camboriú é o principal responsável por articular os projetos de Inclusão Social entre o Governo Federal e os municípios de Santa Catarina. A Secretaria Nacional da Família trabalha com os programas “Famílias Fortes” e “Reconecte”, que possuem o objetivo de proporcionar uma relação mais saudável entre os membros de uma família. Já o programa municipal “Bem-Estar da Família” também proporciona essa melhora e trabalha em conjunto com o Governo Federal.
Sobre o Programa
Ter um olhar 360 graus para cada indivíduo da família. Esta é a missão do Programa Bem-Estar da Família, criado em 2019 pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. O programa trabalha de forma intersetorial, com apoio de todas as Secretarias Municipais.
O Programa busca criar a consciência na população de que estes podem usufruir de serviços públicos, gratuitos, acessíveis e de qualidade. O Bem-Estar da Família garante um atendimento para cada membro da família, nas diversas áreas do poder público: saúde, educação, segurança pública, habitação, inclusão social, entre outras.
Considerado inovador por articular de maneira estratégica e sistemática ações para fortalecimento das famílias, o Programa Municipal é reconhecido pelo Governo Federal, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).