Programa de sustentabilidade Allog reciclou cerca de meia tonelada de lixo
Reciclagem foi realizada nas instalações da empresa nos seis primeiros meses do ano
O programa de sustentabilidade da Allog International Transport já recolheu este ano 470 quilos de material reciclável (papéis e lixo eletrônico), que foram doados à Reciclavale – Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí. De acordo com Marli das Dores Martins, presidente da cooperativa, as doações de empresas social e ambientalmente envolvidas com a comunidade são importantes para que a entidade desenvolva seu objetivo principal que é proporcionar uma melhor qualidade de vida a seus cooperados através da inclusão social e geração de emprego e renda.
Além de promover a coleta seletiva de lixo em suas instalações, os colaboradores da Allog substituíram o uso de copos descartáveis por canecas e fazem parte do programa de gestão Cinco Sensos, que tem como uma de suas premissas utilizar só o necessário, sem desperdícios. Estudo do Sebrae indica que isso significa uma redução de até 1 mil copos plásticos por funcionário/ano. “A Allog tem o objetivo de triplicar os resultados até 2021 e, para alcançar este objetivo, trabalhamos com metas e conscientização. Juntamente com a direção da empresa, os colaboradores estão engajados em Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, comenta Graciele Milan, coordenadora do setor administrativo da Allog.
No Brasil, as cadeias produtivas envolvidas com lixo movimentam um mercado enorme. São R$ 22 bilhões em receitas por ano, segundo uma estimativa da Abrelpe, a entidade que representa as empresas de limpeza pública do país. Segundo o Banco Mundial, em 2025, cada brasileiro deverá produzir 584 quilos de lixo urbano — um aumento de 50% em duas décadas.