Programa Kostura 60+ inicia em Pomerode para valorizar profissionais acima de 60 anos na contramão do etarismo

0

Karsten e Senai criam iniciativa pioneira de capacitação e inclusão voltada à maturidade

Santa Catarina vive um processo acelerado de envelhecimento populacional. Segundo o Censo 2022 do IBGE, o estado tem 1,18 milhão de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 15,6% da população, um aumento de quase 80% em apenas 12 anos. O índice de envelhecimento também atingiu o maior patamar das últimas décadas: são 55,8 idosos para cada 100 crianças, sinalizando uma inversão demográfica inédita. Em Blumenau o fenômeno demográfico é ainda mais evidente. De acordo com dados do IBGE, a cidade já conta com cerca de 56 mil moradores acima dos 60 anos, número que cresceu 83,4% entre 2010 e 2022.

Em paralelo, o etarismo, forma de discriminação baseada na idade, ainda impõe barreiras significativas à permanência e à reinserção de pessoas maduras no mercado de trabalho. Um estudo do Grupo Croma (2024) revela que 86% dos brasileiros com mais de 60 anos já sofreram preconceito etário em processos seletivos ou ambientes corporativos.

Foi pensando em mudar essa realidade que a Karsten, referência em cama, mesa e banho, com sede em Blumenau (SC), criou o Programa Kostura 60+ unindo formação, acolhimento e propósito. Lançado em parceria com o SENAI, o programa oferece vagas exclusivas para pessoas com 60 anos ou mais que desejam aprender ou retomar o ofício da costura. A iniciativa combina capacitação técnica em costura básica industrial com formação sócio emocional, focada em trabalho em equipe, ética, comunicação e resolução de conflitos.

Além das aulas teóricas e ambiente acessível e acolhedor, os alunos contarão com acompanhamento psicológico, nutricional e ginástica laboral. “Mais do que ensinar costura, o Kostura 60+ é um programa de reconexão. Cada participante traz consigo uma história, uma habilidade e um desejo genuíno de continuar contribuindo. Acreditamos que o talento não tem idade e que a sabedoria é um dos maiores patrimônios humanos”, destaca Marcio Jose Stüpp, Gerente de DHO.

Sônia Maria de Melo Rigotti, de Volta Redonda (RJ), chegou ao Programa Kostura 60+ realizando um sonho que começou há mais de cinquenta anos. Quando se casou comprou todo o seu enxoval da Karsten e ainda guardava com carinho algumas das toalhas. Ela conta que “trabalhar na Karsten é mais do que uma realização profissional: é reviver memórias, sentir-se acolhida e fazer parte de uma grande família. Estou muito feliz e grata por estar aqui”, declara.

Márcio L. Bertoldi, CEO da Karsten, afirma que o projeto simboliza o compromisso da empresa com a valorização das pessoas em todas as fases da vida. “Acreditamos que cada ponto de costura pode ser também um ponto de encontro entre gerações, histórias e propósitos. Ao incluir e formar pessoas com mais de 60 anos, estamos não apenas oferecendo oportunidades, mas construindo pontes de aprendizado mútuo, respeito e inspiração. Quando olhamos para a experiência com admiração e acolhimento, todos nós saímos mais fortes, como empresa e como sociedade.”

Sobre a Karsten

Considerada uma das empresas mais longevas do Brasil, com 143 anos de história, a Karsten foi fundada em Blumenau no ano de 1882. Impulsionada pela renovação, transformação e inovação, a marca pioneira traz o que há de mais moderno nas linhas de cama, mesa, banho e tecidos para decoração, com tecnologia de ponta. Está entre as companhias mais conceituadas do setor nacional e internacional, atuando em diversos canais, presente em mais de 20 países e aproximadamente 7 mil pontos de venda no Brasil, com lojas próprias em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Conta atualmente com cerca de 2.350 funcionários e é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina, conquistando o selo GPTW por oito anos consecutivos. Genuinamente catarinense, está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, atrelando tradição e inovação à qualidade de vida por meio de seus produtos, que podem ser encontrados nas lojas físicas ou pelo site www.karsten.com.br.

Foto: Turma inicial do Kostura 60+ da Karsten, no Senai de Pomerode