Os empreendimentos Skyline e Vista Mare, da construtora Lotisa, acabam de ser certificados pelo Obra Mais Segura, projeto do SESI em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil da Foz do Itajaí (Sinduscon) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Estes são os dois primeiros empreendimentos de Itajaí a receberem a certificação.
Com abrangência estadual, o programa está aberto à participação de todas as empresas da construção civil. Até o momento, 38 obras de toda a região da Foz do Rio Itajaí Açu participam do programa. Destas, 18 já receberam o selo. O programa inclui avaliações de segurança, orientações sobre protocolos de segurança em canteiros de obra, além da aplicação de checklists para garantir a conformidade com os padrões de segurança na construção civil
O selo reconhece empreendimentos que adotam medidas preventivas, além de se destacarem na promoção da segurança dos colaboradores nas obras. “A segurança da equipe é uma das prioridades da Lotisa e receber o Obra Mais Segura reafirma o nosso compromisso em adotar as medidas preventivas e garantir a saúde de todos os trabalhadores, colaboradores e terceiros envolvidos em nossos projetos”, pontua Fábio Inthurn, proprietário da Lotisa Empreendimentos.
O engenheiro civil Filipi Melo reforça que o selo comprova a preocupação da empresa com o bem-estar de todos. “Espero que este ciclo virtuoso se propague para outras obras do município”, completa.
Para que o programa possa atingir seus objetivos, são definidos profissionais dentro dos canteiros de obras chamados de “Supervisores Obra Mais Segura” ou agentes SOMAS, como são conhecidos. Estes agentes recebem treinamentos, realizam inspeções e orientam os colegas no sentido de evitar acidentes. Na visão de Aila Silva, auxiliar de limpeza da construtora, a adoção do Obra Mais Segura reforça o trabalho que já é realizado na Lotisa. “É muito importante ter uma obra limpa e organizada”, diz.
João Paulo Pereira de Souza, supervisor de Saúde do SESI da Regional Foz do Rio Itajaí, destaca que o programa tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar as empresas do setor para a ampliação de ações que reduzam o índice de acidentes e afastamentos ocupacionais, através de ferramentas que previnam as condições impróprias de trabalho e ofereçam melhorias que asseguram o bom funcionamento das obras.