Programa sobre Florianópolis é exibido na TV italiana

0

Programa sobre Florianópolis é exibido na TV italiana

A TV italiana RAI exibiu no último domingo o documentário turístico sobre Santa Catarina que foi gravado em fevereiro no Estado. Exibida no programa Kilimangiaro, que apresenta viagens ao redor do mundo, a produção teve duração de 10min20seg e foi dedicada exclusivamente a Florianópolis. Um segundo documentário está previsto para julho, quando serão mostrados outros destinos turísticos de SC. “Estes programas são uma grande vitrine que se abre para Santa Catarina no mercado europeu, que tem um turista diferenciado e com maior poder de consumo”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan.
[themoneytizer id=”16208-2″]

 

Confira nos links abaixo a íntegra do documentário

https://www.raiplay.it/video/2018/03/Brasile-isola-della-magia-2dee2ff4-a464-4451-86b9-50183136cd51.html

As gravações em Florianópolis ocorreram entre os dias 15 e 18 de fevereiro. A Capital é apresentada como a “L’isola della magia” (A Ilha da Magia), um “paradisi diverso” (paraíso diferente) em “um altro brasile” (um outro Brasil). “‘No imaginário coletivo um paraíso é feito de ilhas desabitadas e atóis perdidos que afloram das águas cristalinas. Santa Catarina é um paraíso diferente. Um refúgio em que civilização e natureza fazem uma síntese que se pode dizer quase perfeita’….’Floripa, como lhe chamam seus habitantes, é uma cidade especial. Ao contrário de como somos habituados a pensar sobre uma cidade brasileira, do fascínio decadente como é o Rio [de Janeiro] ou da modernidade exasperada como é São Paulo, esta é uma cidade de aspecto fortemente europeu’….’Um lugar capaz de transformar fantasia em realidade’”, diz alguns trechos da narração do documentário.

A trilha sonora é formada basicamente por canções locais, como “O Mané” ou “Rancho de Amor à Ilha”. As imagens mostram, além de praias, a renda do bilro, a figueira e a Praça XV, a catedral, o Mercado Público, o salão de festas das bruxas de Itaguaçu e de Franklin Cascaes, a Ilha do Campeche e suas inscrições rupestres, as dunas da Joaquina, a Lagoa da Conceição, a Ponte Hercílio Luz e outros pontos da Capital.

As cenas foram gravadas pelo jornalista Ivo Semeraro, que contou com ajuda de um drone para as belas tomadas aéreas. Semeraro, que grava e roteiriza edições do Kilimangiaro, roda o mundo atrás de destinos turísticos e já filmou programas na Tailândia, Madagascar, Vietnã, Inglaterra entre outros países. Em Santa Catarina, além de Florianópolis, também visitou Porto Belo, Balneário Camboriú, Joinville, São Francisco do Sul, Blumenau, Pomerode, Urubici, Nova Veneza e Gravatal, cidades que serão exibidas em um novo programa sobre o Estado. 

A presença do jornalista italiano em Santa Catarina foi viabilizada pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Santur, com apoio da Embratur, Convention & Visitors Bureau e prefeituras. Apresentado semanalmente, aos domingos, o Kilimangiaro exibe destinos turísticos pelo mundo a uma audiência estimada de 4 milhões de telespectadores. Maior emissora de TV aberta da Itália, a RAI é uma das maiores empresas de comunicação da Europa e o quinto maior grupo de televisão do continente europeu.