Fotógrafos profissionais e amadores de diferentes lugares do país e até do exterior, além de adoradores da arte de captar imagens, têm um encontro marcado neste mês. De 22 a 25 de junho, a programação do 5º BC Foto Festival abre caminhos para o aprendizado e o debate sobre novas possibilidades, sem negligenciar conquistas históricas da fotografia.
Com agenda 100% online e gratuita, a quinta edição do BC Foto Festival é uma oportunidade única para celebrar a arte da fotografia e a troca de experiências entre fotógrafos. Contemplado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, através da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o festival traz uma programação de palestras, oficinas, exposições virtuais e mostra virtual de livros. Com realização da Brasil Imagens, a programação completa do evento pode ser conferida no https://bcfotofestival.com.br/.
De acordo com Marcelo Fernandes, fotógrafo da Brasil Imagens e um dos organizadores do BC Foto Festival, o evento promove um intercâmbio de experiências entre amadores e profissionais, além de reunir nomes consagrados da área em palestras e aulas sobre diferentes aspectos que envolvem a arte de fotografar.
Entre os destaques da programação está a palestra “Como fazer um livro na pandemia”, com Pedro Lobo e Rosely Nakagawa, no dia 22 de junho, primeiro dia do festival. Marcelo Greco, outro profissional de grande destaque no Brasil, falará sobre Fotografia Japonesa – O Trauma das Bombas, no encerramento do evento, dia 25.
Com a pandemia do novo coronavírus, o BC Foto Festival ganhou uma versão on-line, sem perder a essência. As palestras – gratuitas abertas ao público – têm vagas limitadas, com início sempre às 20h. A participação pela plataforma Zoom será disponibilizada 15 minutos antes de cada palestra e por ordem de chegada através do link https://us02web.zoom.us/j/82353708752?pwd=b1lHamhlR1dlaU9kVS9WRnl5RjVUQT09
A programação do festival inclui ainda bate-papos, leitura de portifólio, exposições virtuais e oficinas com os seguintes temas: Margem da Cor; Exposições em Tempo de Pandemia, O Livro da Fotografia e Diários Fotográficos, sempre das 9h às 12h.
Programação das palestras:
22 de junho
“Como fazer um livro na pandemia”
Com Pedro Lobo e Rosely Nakagawa
23 de junho
“Periferia Ribeirinha de Belém”
Com Luiz Braga
24 de junho
“Viagem ao fantástico – Homenagem a Boris Kossoy”
Com Laura Lavergne e Lucila Horn
25 de junho
“Fotografia Japonesa – O trauma das bombas”
Com Marcelo Greco